Coronavírus em Espera Feliz: vejas as respostas para as principais perguntas

Trazemos respostas a alguns questionamentos que surgem em nossas redes sociais.

Publicado em 16/04/2020 - 21:19    |    Última atualização: 16/04/2020 - 21:38
 

No início da tarde desta quinta-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde de Espera Feliz confirmou o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Veja a notícia completa clicando aqui. No final da tarde mais dois casos foram confirmados, totalizando três pacientes confirmados com Covid-19.

Logo que a noticia da primeira paciente foi divulgada, inúmeros questionamentos surgiram nas redes sociais. Infelizmente, também surgiram inúmeras informações falsas, imprecisas e confusas.

Visando um melhor esclarecimento de todos, o Portal Espera Feliz traz uma lista de algumas das principais dúvidas e questionamentos que tomamos conhecimento e suas respectivas respostas e explicações. Veja abaixo:

1 – OS CASOS CONFIRMADOS SÃO REAIS? A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA?

Sim. Infelizmente os casos foram confirmados pela própria equipe da prefeitura municipal de Espera Feliz.

2 – A PRIMEIRA PESSOA É DE ESPERA FELIZ OU DE JUIZ DE FORA?

A pessoa é moradora de Espera Feliz. Tudo indica que se contaminou em Juiz de Fora, quando esteve lá para tratamento médico no dia 17 de março. Ela voltou em Juiz de Fora no dia 10 de Abril e ficou lá internada. Mas é moradora de Espera Feliz. Os outros dois casos também são de pessoas da cidade mesmo.

3 – OS PACIENTES ESTÃO TODOS EM ESPERA FELIZ?

A primeira paciente está internada em Juiz de Fora. Ela é moradora de Espera Feliz e estava em Espera Feliz até o dia 10 de abril. No dia 10 de abril ela foi para Juiz de Fora e ficou internada lá. É uma pessoa com problemas de locomoção e, por isso, ela passou todos os dias dentro de sua casa, tendo contato apenas com os familiares. Os outros dois casos estão na cidade, mas não estão internados.

4 – QUEM SÃO OS INFECTADOS? POR QUE NÃO FALAM OS NOMES PARA SABERMOS SE TIVEMOS CONTATO?

É proibido, por lei, expor o nome ou imagem de qualquer pessoas por conta de doenças e etc. Nem se a secretaria de saúde quisesse ela poderia divulgar o nome. Também não é permitido dizer em qual bairro mora e nem dar nenhuma informação que possa dar pistas sobre a identidade da pessoa.

5 – ESSAS NOTÍCIAS SÃO APENAS PARA CAUSAR PÂNICO E MEDO NA POPULAÇÃO?

De maneira nenhuma! A equipe de saúde de Espera Feliz tem realizado um trabalho sério e eficiente, dentro das possibilidades e realidade de nosso município.

Qualquer um com um mínimo de bom senso consegue saber que o cenário é real e que não faz nenhum sentido em se acreditar em uma conspiração para amedrontar a população.

6 – ESTES CASOS SÓ APARECEM COMO DESCULPA PARA NÃO SE PERMITIR ABRIR O COMÉRCIO?

Não! Isso também não faz o menor sentido. A prefeitura municipal, caso decida fechar o comércio novamente, não precisa inventar nenhuma desculpa.

Além disso, se a administração municipal decidir fechar o comércio, pode ter certeza que é por acreditar ser extremamente necessário, pois não há NENHUMA VANTAGEM para o município em ter o seu comércio fechado. O município não ganha nada com o comércio ficando fechado. Nem o prefeito. E nem ninguém.

Então a cidade não irá mandar fechar o comércio a menos que seja realmente necessário e, caso isso aconteça, não precisará inventar casos para usar como desculpa.

7 – POR QUE NÃO PROIBIRAM A ENTRADA DE PESSOAS NA CIDADE?

Nenhuma cidade no Brasil proibiu a entrada e saída de pessoas. Os prefeitos não têm autoridade para fechar as rodovias de acesso às cidades. Se você recebeu qualquer informação de que na cidade X está fechada, a informação é falsa!

As cidades têm feito barreiras sanitárias, mas essas barreiras não podem impedir a entrada na cidade, elas apenas monitoram a circulação. Espera Feliz tem feito essas barreiras.

8 – O QUE ESTÃO FAZENDO COM AS PESSOAS DE FORA QUE CHEGAM NA CIDADE?

A equipe de saúde de Espera Feliz tem monitorado e mantido em isolamento todas as pessoas de fora que chegam na cidade.

“Ah, mas eu sei de alguém que chegou e não está sendo monitorado!”
Infelizmente alguns casos podem passar sem serem vistos, mas você pode informar a equipe de saúde pelo WhatsApp (32)98514-4991.

9 – COMO VAMOS NOS PROTEGER SEM SABER DETALHES DOS CONTAMINADOS? O QUE A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO NESSE SENTIDO?

A prefeitura está fazendo o que pode informando que a melhor forma de se proteger é ficar em casa, respeitando o isolamento social.

Se houver urgência real para sair, siga as instruções de prevenção.

Nossa equipe vai manter essa página sempre atualizada tentando trazer respostas às principais dúvidas dos leitores que identificarmos em nossas redes sociais.

Da redação do Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais