O colunista do PortalEF Farley Rocha e o editor do canal Juntos e Misturados visitaram o famoso jequitibá-rosa, a maior árvore da Serra do Caparaó e também a mais antiga.
Com aproximadamente 20 metros de circunferência e 30 metros de altura, a árvore gigante está localizada entre as montanhas rochosas do Alto Grumarim, na zona rural do município de Caparaó, e são necessários cerca de 15 pessoas para abraçá-la.
Devido suas enormes dimensões, especialistas estimam que ela possua cerca de 1000 anos, sendo assim um dos seres vivos mais antigos do Brasil e do mundo. “Essa gigante da floresta é de extrema importância não apenas ambiental, mas também histórica, pois ela já estava aqui muitos séculos antes dos europeus chegarem às Américas. Este monumento natural é uma testemunha viva do que podemos chamar de ‘pré-história’ do nosso continente”, afirma Farley Rocha, que visita e escreve sobre locais curiosos de nossa região.
O jequitibá-rosa é uma espécie de árvore de grande porte, por isso, devido suas características botânicas ela pode atingir proporções colossais e se destacar entre outras árvores no meio da floresta. “Infelizmente, a sucessiva degradação ambiental praticamente dizimou este tipo de planta de nossa flora. Portanto, termos um exemplar deste tão perto de nós significa um verdadeiro tesouro que devemos preservar”, afirma o editor do canal Juntos e Misturados, quedisponibiliza semanalmente vídeos sobre locais naturais de Espera Feliz e região no seu canal do YouTube.
Alto Grumarim está localizado a cerca de 30 km de Espera Feliz, seguindo a rota a partir da MG-111. Assista ao vídeo:
Da redação do Portal Espera Feliz.