A Polícia Militar conseguiu prender três envolvidos na morte de um policial e de um vigilante da agência do Banco do Brasil, na manhã desta segunda-feira, 10/07, em Santa Margarida. Um quarto elemento continua foragido na região do Córrego Bom Jardim, na zona rural do município. Eles assaltaram o Sicoob e tentaram roubar o Banco do Brasil.
No início da tarde, ação conjunta das Polícias Militar e Civil prendeu três envolvidos: Wesley Rosa Firmino, 23 anos; Josimar Pereira Rodrigues, 30 anos; e Sirlande da Silva Ferreira, 27 anos. O quarto suspeito, Daniel Rodrigues Aguiar, 34 anos, continua foragido e está sendo procurado.
A ação foi filmada por moradores das proximidades. Além de atirar contra a agência bancária, os bandidos começaram a fazer disparos no meio da rua. O policial militar estava próximo a uma esquina e tentava se aproximar dos assaltantes, que atiram contra ele. Os disparos passam perto do policial e estilhaçam uma vidraça. O PM recuou. Outro policial dirigia uma viatura de ré para sair da ação dos criminosos, mas o militar que estava a pé voltou para perto da esquina e foi surpreendido pelo grupo de assaltantes em uma caminhonete, que atirou e matou o Cabo Marcos Marques.
O vigilante do Banco do Brasil, Leonardo José Mendes, foi baleado no interior da agência. Ele chegou a ser socorrido mas faleceu.
Outras duas pessoas foram atingidas por tiros. Uma mulher foi levada para o hospital de Carangola e um homem para o hospital em Manhuaçu. Eles não correm risco de perder a vida.
QUATRO BANDIDOS
De acordo com a PM, quatro ladrões fortemente armados com fuzis praticaram os crimes. Inicialmente foi divulgado um número de oito elementos, mas depois foi corrigido para quatro. Nas imagens da picape estão dois reféns na carroceria com três bandidos. Os reféns foram liberados na saída da cidade.
A PM informou que os suspeitos fugiram em uma picape e foram rastreados até o Córrego Bom Jardim, onde o carro foi encontrado abandonado.
Segundo o Delegado Felipe Ornelas, de Matipó, a polícia civil mobilizou o departamento de operações especiais de Belo Horizonte com um helicóptero e os agentes da PC das delegacias das regionais de Manhuaçu e Muriaé. A Polícia Militar mobilizou o efetivo de toda a região dos batalhões de Manhuaçu e Muriaé, o canil e duas aeronaves.
Os três homens foram presos no início da tarde no alto de uma pedreira na divisa de Santa Margarida com a região de Divino. Além deles, a ação policial encontrou três armas calibre 12, uma submetralhadora, dois coletes a prova de balas e muita munição. O dinheiro roubado no Sicoob também foi recuperado.
ELEMENTOS PERIGOSOS
Sirlande da Silva Ferreira tem 27 anos e é considerado um indivíduo contumaz nas práticas de delitos de diversas naturezas. Segundo a polícia, figura como autor nos regirstros de Lesão Corporal, Desobediência, Posse/Porte de arma de fogo, acessónos ou muniçao de calibre restrito e outra de calibre permitido, roubo, extorsão e inúmeras infrações de trânsito.
Josimar Pereira Rodrigues, de 30 anos, é considerado um indivíduo de alta periculosidade pela polícia. Consta como agressivo, violento e com predisposição ao cometimento de quaisquer tipo de delito. Ainda de acordo com a polícia, ele é suspeito em vários crimes como homicídio, roubo, porte/posse de arma de fogo e adulteração de veiculo automotor. Encontrava-se como foragido, pois havia mandado de prisão em aberto contra ele.
O foragido Daniel Rodrigues de Aguiar (foto ao lado), de 34 anos, é listado pela polícia como peça chave em eventos nos quais precisam utilizar explosivos. É conhecido por sua habilidade em manusear artefatos explosivos e sua função na quadrilha é a de implementar explosivos nos caixas eletrônicos, a fim de facilitar a abertura dos mesmos e ter acesso ao dinheiro.
Com informações do Portal Caparaó.