O Conselho Municipal de Segurança Pública de Espera Feliz (CONSEP), em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, apresentou na Câmara de Vereadores de Espera Feliz, um projeto para montar, no município, uma rede de vigilância por câmeras de segurança.
O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 10 câmeras de alta qualidade em pontos estratégicos da cidade. Estudos feitos pelos órgãos de segurança pública definiram os 10 pontos chaves para que todos os acessos de entrada e saída do município fiquem sob vigilância das câmeras.
O comércio central e as agências bancárias – potenciais focos de criminosos – também estarão dentre as áreas monitoradas, assim como as imediações das escolas estaduais do município.
Durante as explicações sobre o projeto, os representantes da Polícia Militar deixaram claro que as câmeras não serão usadas para “vigiar” os cidadãos, nem para monitoramento de infrações de trânsito e etc. O objetivo é prevenir e combater ações criminosas e demais ocorrências que possam ser ajudadas pelas imagens.
De acordo com o projeto, a implantação do sistema ficaria em torno de R$ 100.000,00, sendo que R$ 30.000,00 já teriam sido levantados através de parcerias com empresas privadas do município. A proposta foi levada à Câmara Municipal com o objetivo de se conseguir o restante do valor por meio dos cofres públicos do município.
De acordo com o Cabo Monteiro, que foi o responsável pela apresentação do projeto ao plenário da Câmara, eles estimam que as câmeras estariam em funcionamento em cerca de 20 dias após a aquisição do restante do dinheiro. Segundo ele, o estado de Minas Gerais já disponibilizou os agentes que ficariam responsáveis pelo monitoramento e funcionamento dos equipamentos, além de já terem uma parceria com empresa privada que ficaria responsável pela manutenção.
Da redação do Portal Espera Feliz.