Uma operação conjunta das Polícias Civil, de Minas e Espírito Santo, e da Polícia Militar de Minas Gerais resultou na prisão de um rapaz de Espera Feliz e outros da região. Os mandados de prisão foram cumpridos simultaneamente nas cidades de Manhuaçu, Lajinha, Espera Feliz e Juiz de Fora, em Minas Gerais, e em Ibatiba, no Espírito Santo.
Sidney Souza Martins de Oliveira, 26 anos, foi preso nesta manhã de quinta-feira, em Espera Feliz. Com ele foram recolhidas uma espingarda, duas garruchas, 79 munições de diversos calibres e um veículo com impedimento judicial. O rapaz figura como denunciado em ocorrência de uma Fiat Strada com placa clonada apreendida em Caiana, em maio. (veja esta notícia aqui)
Em Manhuaçu, três pessoas foram presas: Alexandre Vieira Pereira, Carlos Isaac de Oliveira Furtado, 21 anos, e Thiago Ribeiro Von Randow, 29 anos. Com elas a polícia localizou material relacionado ao crime de assalto à veículos com carga de cigarro. “Na casa de um dos suspeitos localizamos as placas. Segundo o rapaz, elas eram confeccionadas numa empresa aqui em Manhuaçu e com a ajuda de um despachante arrumava os documentos para ‘esquentar’ os veículos. Agora com a prisão dessas pessoas acreditamos que outras pessoas com envolvimento direto na quadrilha serão presas”, explicou o Delegado de Polícia Civil, Getúlio Vargas de Lacerda.
As investigações tiveram início no Espírito Santo, onde a Polícia Civil capixaba levantou que os crimes de assaltos a veículos com carga de cigarro estavam acontecendo com frequência na região de divisa com Minas Gerais. Além disso, há registros de roubos na região de Lajinha, Chalé, Mutum e Durandé, em que os envolvidos fugiram para a região de Pequiá (em Iúna) e Ibatiba. Com a ajuda do serviço de inteligência da PM de Manhuaçu e de Espera Feliz e da Policia Civil da 6ª Delegacia de Polícia Civil informações foram cruzadas e o cerco foi fechado.
“As pessoas que foram presas em Manhuaçu já estavam sendo investigadas há um tempo, inclusive um deles esteve envolvido numa ocorrência de perseguição com a PM, na qual ele conduzia um veículo Golf, em alta velocidade pela BR-262 sentido Reduto chegando a trocar tiros com a polícia. Os três presos em Manhuaçu participavam diretamente na ação da quadrilha, desde à abordagem aos funcionários da empresa até a logística para o transbordo da carga roubada”, destaca Capitão Aguinaldo Schuab, Comandante do Policiamento na cidade de Manhuaçu.
De acordo com o investigador Alex, da Polícia Civil do Espírito Santo, os mandados de busca e de prisão foram expedidos pela Justiça capixaba e os envolvidos, após serem ouvidos, serão levados para o estado vizinho, onde as investigações terão continuidade. “Estamos com essa ação com foco no roubo de cargas e a extensão para roubo de veículos, além da receptação das cargas”, detalhou.
Do Portal Caparaó / Jailton Pereira (adaptado)