Uma importante ação de proteção às nascentes e aos pontos de captação de água está em execução em Guaçuí. Trata-se do Programa Reflorestar, parceria entre a prefeitura de Guaçuí – por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Programa Reflorestar da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é estimular o reflorestamento, para revegetar principalmente áreas de preservação ambiental.
“A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Incaper cadastraram cerca de 30 produtores rurais com interesse de proteger e reflorestar áreas para proteção, seguindo critérios estabelecidos pelo Reflorestar. Inicialmente foram selecionadas 14 propriedades, priorizadas aquelas localizadas próximas às nascentes e aos pontos de captação de água que abastecem o município. Esta é mais uma iniciativa do poder público em parceria com o setor privado para colocar em prática a sustentabilidade ambiental e cuidarmos de um bem indispensável à vida como um todo: a água”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni.
O trabalho está na fase de elaboração de projeto técnico de reflorestamento para as propriedades selecionadas. Esta é a quinta de um total de oito etapas. Neste ciclo, a empresa contratada, a Agroplant, visita as áreas escolhidas para conhecê-las, fazer o diagnóstico socioambiental e elaborar o projeto específico para cada área.
O Programa Reflorestar é composto das seguintes fases: mapeamento de áreas para atuação do programa; priorização de áreas para executar as ações; articulação com os agentes locais; mobilização e cadastro de propriedades elegíveis; elaboração de projeto técnico para as propriedades selecionadas; pagamentos aos proprietários e execução prática dos projetos; monitoramento da execução do projeto; e comunicação de resultados e troca de experiências.
Reflorestar
O Programa Reflorestar tem como meta ampliar a cobertura florestal de Mata Atlântica no estado do Espírito Santo em 230 mil hectares até 2025, conforme previsto pelo governo em seu Plano de Desenvolvimento 2025. O programa é uma iniciativa governamental, cujo desenvolvimento foi iniciado no ano de 2011, fruto do alinhamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Aquicultura e Pesca (SEAG).
Objetivos
O principal objetivo do programa é manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, através da adoção de práticas de uso amigável dos solos.
Os objetivos específicos seguem os preceitos do desenvolvimento sustentável, integrando meio ambiente, economia e sociedade. Assim, criam-se estímulos para os proprietários de terra e agricultores adotarem sistemas produtivos e alternativas econômicas ambientalmente corretas e socialmente justas.
Para saber mais sobre o Programa Reflorestar, clique aqui: http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp
Da Rádio 90,5 fm