Com o objetivo de proporcionar aos agricultores e agricultoras de Espera Feliz informações e técnicas sobre o funcionamento e a implantação de hortas com integração animal, será realizada nos dias 3 e 4 de março a Oficina para Implantação e montagem das Hortas Circulares, na comunidade de São Gonçalo.
A atividade é uma iniciativa do projeto Cooperar: Superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental – em pareceria com a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (COOFELIZ). A Oficina consiste em potencializar a produção de alimentos orgânicos, estimular o aumento da agrobiodiversidade e minimizar as dificuldades de plantio de algumas espécies leguminosas e hortaliças.
As oficinas acontecerão na propriedade do casal Isaías Teixeira e Áurea Teixeira, a partir das 9 horas. Segundo Nina Abigail, técnica do CTA-ZM, as hortas circulares permitem às famílias economizarem mão-de-obra e insumos, tanto para a produção da horta quanto a criação de galinhas.
O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada a ampliação da escala produtiva e agregação de valor, onde a finalidade consiste no funcionamento, na manutenção e no planejamento da produção agroecológica.