No dia 25 de novembro, terça-feira, o Projeto Cooperar promoverá um intercâmbio agroecológico no município de Espera Feliz, com a participação dos beneficiários do município de Muriaé e professores e estudantes do curso de agroecologia IFET, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O intercâmbio será realizado com o propósito de retomar a discussão sobre comercialização de produtos e viabilidade financeira.
A Atividade é uma iniciativa do projeto Cooperar: Superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O intercâmbio também contará com a presença do técnico do CTA, Paulo Júnior e do técnico agrícola do projeto, Jorge Araújo.
Segundo Paulo Júnior, os Intercâmbios abordam temas relacionados aos interesses dos agricultores e agricultoras familiares. “Desta vez iremos realizar um intercâmbio intermunicipal, os agricultores de Muriaé visitarão o município de Espera Feliz para aprofundarem na questão da gestão da propriedade, baseando-se em exemplos da região”.
O projeto Cooperar, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação está ligada à ampliação da escala produtiva e agregação de valor, tendo em vista que os investimentos produtivos são fundamentais para ampliação da produção.