O casal de produtores rurais de Espera Feliz, Jair Carlos Protázio e Maria Joana Abreu Protázio, ficaram surpresos ao colherem em sua horta uma beterraba de 1,8 kg. O legume foi pesado na EMATER do município.
Segundo o produtor, o plantio foi realizado em julho de 2013. A colheita aconteceu em fevereiro de 2014, em seu sítio no Córrego de São Domingos, zona rural de Espera Feliz.
Os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) foram surpreendidos com o tamanho da beterraba, pois o peso médio deste legume é de aproximadamente 140 g. A que foi colhida por Jair pesa o equivalente a quase 13 beterrabas de tamanho normal.
Os proprietários do terreno ressaltaram os bons cuidados com a terra em sua agricultura familiar. Eles disseram que a semente foi distribuída pela equipe da Secretaria de Agricultura , juntamente com o secretário Hamilton Barbosa Natalino.
Sr. Jair é um exemplo de agricultura eficaz e sustentável. Com quantidade reduzida de adubos e agrotóxicos, a boa conservação da terra para o plantio da agricultura familiar resultou em uma incrível surpresa para ele e sua esposa.
“Gostaríamos que houvesse mais incentivo nas áreas rurais. Desta forma um número maior de produtores poderiam se destacar na região.”, disse o produtor Jair Carlos Protázio.
Fonte: Gazeta Regional (adaptado)