Prefeitura de Espera Feliz faz balanço sobre chuvas do fim de semana

Administração municipal acredita que obras realizadas ajudaram a escoar o grande volume de água.

Publicado em 11/01/2022 - 17:52    |    Última atualização: 11/01/2022 - 17:52
 

ESPERA FELIZ (MG) – A prefeitura municipal de Espera Feliz divulgou, na tarde desta terça-feira (11), um balanço sobre a situação de alerta de enchente vivida pelo município no último fim de semana.

A região enfrentou chuvas intensas desde a sexta-feira (07) até o domingo (09). A população ficou em alerta com o risco de novas enchentes. O rio São João, que corta o município, esteve a ponto de transbordar, mas não chegou a invadir as ruas.

Segundo a prefeitura, o município recebeu um acumulado de 210 mm entre os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2022. Esse volume é superior ao ocorrido no ano de 2021, quando foi registrado um acumulado de 186 mm entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro.

Em 2020, ano em que aconteceu a maior enchente da história de Espera Feliz, o acumulado foi de 188 mm entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro. Porém, naquele ano, o nível do rio São João já estava muito alto quando começou a chover de forma intensa no dia 23.

Continua após a publicidade...

No ano de 2021 o executivo municipal realizou obras de dragagem do rio, retirada da ponte de concreto na Rua Major Pereira e a instalação de “tubulões” no pontilhão. Segundo seu balanço, essas obras tiveram eficácia para garantir que o rio São João ficasse em seu nível máximo por cerca de seis horas, sem causar inundações.

De acordo com a prefeitura, hoje o município consegue suportar um volume de chuvas muito superior aos que foram enfrentados nos anos anteriores.

Da redação do Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais