Portal Espera Feliz publicará série de reportagem documental sobre a enchente que atingiu a cidade este ano

Série será publicada em 15 capítulos diários, tanto no formato de texto quanto na versão audiobook, ao longo de duas semanas.

Publicado em 08/09/2020 - 15:42    |    Última atualização: 08/09/2020 - 15:42
 

A partir do dia 15 de setembro, o Portal Espera Feliz publicará Cidade Submersa – Crônica da Grande Enchente de 2020, série de reportagem documental sobre a enchente que atingiu a cidade no início do ano.

Produzida pelo professor esperafelicense Farley Rocha, a série será publicada em 15 capítulos diários, tanto no formato de texto quanto na versão audiobook, ao longo de duas semanas.

Segundo o professor, como a última enchente foi o maior evento já vivenciado desde a fundação de Espera Feliz, é importante que haja um trabalho consistente para registrá-lo às gerações futuras. “Não só como profissional da educação, mas também como cidadão, percebo uma grande carência de registros que remontem o passado da região. O projeto, além de recontar histórias de comoção – e de muita superação – protagonizadas pelo nosso povo, também servirá como um documento histórico a respeito deste acontecimento marcante”, afirma o autor.

O trabalho é o resultado de 3 meses de pesquisas e cerca de 40 entrevistas realizadas com quem teve ligação direta com os desdobramentos do desastre. “Conversei com diversas pessoas – vítimas de todos os bairros atingidos; voluntários que atuaram antes, durante e depois da inundação; e profissionais da linha de frente como a Polícia Militar e demais autoridades municipais e estaduais. Por isso, esta história será contada sob ponto de vista de quem a vivenciou por dentro”, revela o professor.

Os capítulos serão intercalados por três eixos temáticos: contextualização histórica e geográfica da cidade; o dia da enchente; e as semanas que sucederam o pós enchente. Subdividida por assunto, a reportagem abordará vários aspectos em relação ao evento, desde o fenômeno meteorológico que ocasionou a catástrofe ao drama da população diante de tantos estragos. “Além de apresentar dados relacionados a danos e prejuízos, Cidade Submersa também trará depoimentos de muitos dos que experimentaram fortes emoções durante aquelas semanas, principalmente o espírito contagiante da solidariedade”, conclui Farley.

Para ampliar a visibilidade do trabalho, será disponibilizada em formato de áudio a narração de cada capítulo, que poderá ser acessada por links anexos ao texto através das plataformas Spotfy e YouTube. “A ideia é levar este registro para o maior número de pessoas, para que possamos criar e conservar memórias sobre o que presenciamos e, assim, apesar da tragédia, lembrarmos de que demos a volta por cima”, explica o professor.

E no próximo domingo, 13/09, às 20h, o Portal Espera Feliz realizará uma live entre o editor Gustavo Almeida e o professor Farley Rocha, para um bate-papo descontraído a respeito do lançamento do projeto.

Portanto, a partir do dia 15 de setembro, acompanhe as publicações de Cidade Submersa – Crônica da Grande Enchente de 2020 no Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais