Moradores da cidade de Alegre – ES estão se mobilizando e reunindo assinaturas para dar entrada a um projeto de lei de iniciativa popular na câmara de vereadores do município. O projeto terá como objetivo igualar o salário dos vereadores ao dos professores da rede municipal.
O movimento começou depois que os vereadores aprovaram um reajuste em seus próprios salários, do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, no dia 26 de setembro. No dia seguinte, cerca de 400 pessoas se reuniram em protesto numa praça da cidade. O prefeito Paulo Lemos vetou o aumento aprovado pelos vereadores.
Não satisfeitos com apenas vetar o reajuste, a população organizou um abaixo assinado pedindo a redução dos salários dos parlamentares municipais. A coleta de assinaturas visa dar início a um projeto de lei de iniciativa popular na Câmara Municipal, visando igualar os salários dos vereadores ao dos professores.
Estima-se que sejam necessárias mil e quinhentas assinaturas acompanhadas do título de eleitor do assinante para que o projeto possa ser iniciado. Vários pontos de coletas de assinaturas foram montados no município, inclusive em escolas e faculdades.
Da redação do Portal Espera Feliz / com informações do AquiES.