PF apreende meia tonelada de cocaína em pedras de mármore em Cachoeiro de Itapemirim

Três pessoas foram presas no Espírito Santo, uma no Rio de Janeiro e outras duas no Rio Grande do Sul, incluindo o chefe da quadrilha.

Publicado em 27/09/2017 - 12:56    |    Última atualização: 27/09/2017 - 12:56
 

Uma quadrilha que exportava blocos de mármore ‘recheados’ de cocaína para a Europa foi desarticulada na manhã desta segunda-feira (25). No total, foi apreendida meia tonelada de entorpecentes que seriam enviados para o continente. A ação faz parte da Operação Blockbuster 2.

Três pessoas foram presas no Espírito Santo, uma no Rio de Janeiro e outras duas no Rio Grande do Sul, incluindo o chefe da quadrilha, que movimentava toda a carga do Espírito Santo. Na maioria dos casos o material ia para o porto de Santos, em São Paulo, antes de ser transportado para a Europa.

No mês de março do ano passado foram apreendidos 1485.245 kg de cocaína na Bélgica. Um mês depois, em abril, 927,5 kg foram apreendidos no mesmo país.

Antes das apreensões do ano passado, a mesma quadrilha transportou para a Europa 200 blocos de mármore em 56 viagens. Segundo as investigações da Polícia Federal, a quadrilha teria evitado o transporte após as duas apreensões. em 2016.

Continua após a publicidade...

No mês de abril deste ano, os criminosos voltaram a atuar, mas estavam sendo monitorados pela Polícia Federal e a quadrilha acabou desarticulada nesta segunda-feira (25).

As prisões no Espírito Santo aconteceram em Cachoeiro de Itapemirim, em um galpão. Quatro pedras foram encontradas prontas para exportação, mas até o momento uma foi detonada, onde foi encontrada a droga.

Segundo as investigações, os criminosos até transportavam ármore para a Europa de forma regular, para camuflar o trabalho criminoso que era feito. Algumas negociações eram realizadas com empresas do exterior, para fazer parecer uma empresa de transporte de pedras.

Além dos seis mandados de prisão preventiva, foram realizados 14 mandados de busca e apreensão e bloqueados bens. No Espírito Santo, a operação contou com cerca de 35 policiais.

OUTRA QUADRILHA DESCOBERTA

Em abril deste ano, 123 quilos foram encontrados dentro de um bloco de granito de 30 toneladas, que também seguiria para a Europa por uma outra quadrilha.

Continua após a publicidade...

Na ocasião quatro mexicanos, que se mudaram para o Estado, estavam envolvidos. Um deles foi preso quando tentava embarcar no Aeroporto de Vitória e outros três já tinham viajado de volta.

De acordo com a Polícia Federal, os mexicanos mudaram para o Espírito Santo entrando como turistas há cerca de quatro anos.

A polícia desconfiou porque eles começaram a investir no setor de rochas, comprando blocos de pedras, equipamentos e alugando um galpão na Grande Vitória, onde os policiais encontraram a droga escondida dentro da pedra.

O Espírito Santo é o maior exportador de rochas ornamentais do país. Os blocos de pedras vão para os Estados Unidos, para a China e para a Europa, onde são usados na construção civil.

Do G1.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais