Parceria entre escola pública e Portal Espera Feliz publica reportagens produzidas por estudantes

Projeto "Interventor Repórter" promoverá a publicação de reportagens semanais produzidas pelos próprios alunos.

Publicado em 23/08/2018 - 08:00    |    Última atualização: 22/08/2018 - 11:05
 

Alunos durante a realização da oficina de reportagens.

A Escola Estadual Interventor Júlio de Carvalho, em parceria inédita com o Portal Espera Feliz, está desenvolvendo o projeto “Interventor Repórter”, que terá como resultado a publicação de reportagens semanais produzidas pelos próprios alunos.

O projeto é uma iniciativa dos professores de Língua Portuguesa e, apoiado pela equipe de Direção e Supervisão da escola, visa o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita dos alunos que cursam o Ensino Médio. “Dominar o mundo da escrita implica não só estar preparado para oportunidades como também compreender melhor o universo que nos cerca”, explica Farley Rocha, um dos professores envolvidos.

Todos os alunos do Ensino Médio fizeram uma prova de redação, dos quais foram selecionados dois de cada turma para compor a equipe de redatores. Posteriormente, os vinte aprovados participaram de uma oficina de produção de reportagem, ministrada pelos próprios professores da escola, pela qual aprenderam técnicas e regras dos gêneros de textos jornalísticos. “Uma das ideias é fazer com que o projeto influencie positivamente todos os alunos da escola, para que se sintam motivados a melhorar seu desempenho enquanto estudantes”, define Argélia Peixoto, professora de Língua Portuguesa.

As produções terão como pauta algum assunto relacionado a Espera Feliz e região, como o turismo, a agricultura, a história e acontecimentos marcantes do município. Por isso, para que cada aluno redija seu texto, ele fará pesquisas, coletará dados, entrevistará pessoas, tudo para trazer informações relevantes aos leitores do site. “Com este projeto, acreditamos estreitar laços com a comunidade, levando para fora dos muros da escola os talentos que temos aqui dentro, além de contribuirmos com o desenvolvimento cultural da cidade”, esclarece Rosangela Santos, Diretora.

Até o final do ano, as reportagens serão publicadas semanalmente, toda sexta-feira, aqui no Portal Espera Feliz. E a primeira, de autoria do aluno Lucas Santiago Mazim, 16 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, estará disponível amanhã.

Da redação do Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais