O Corpo de Bombeiros foi acionado através de diversos telefonemas de pessoas que diziam que uma fumaça preta e intensa estava saindo da oficina, conforme declarou à Reportagem da Rádio Muriaé, Soldado J. Ferreira do Corpo de Bombeiros, que esteve no local da ocorrência.
Os Bombeiros chegaram rapidamente até a mecânica e confirmaram as solicitações feitas por telefone.
Segundo o Sd. J. Ferreira, por tratar-se de uma empresa nova, que estava acabando de ser montada, o local estava ocupado com poucos objetos. O fogo atingiu várias embalagens de óleo que estavam vazias e e algumas continham um restante de gasolina, fazendo com que as chamas se alastrassem mais depressa. Algumas ferragens e pneus fizeram com que a fumaça ficasse escurecida.
Os Bombeiros precisaram utilizar equipamento de respiração artificial para entrar no local devido a intensidade do incêndio e apesar das dificuldades encontradas, conseguiram controlar as chamas.
A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local realizando seus trabalhos de praxe para tentar descobrir as causas do incêndio e avaliar o tamanho do prejuízo ocasionado. Segundo o Bombeiro J. Ferreira, a princípio, o fogo parece ter sido provocado por um curto circuito, no entanto, apenas após investigações ficará comprovado o motivo.
A Polícia Militar também compareceu no local e fez o registro da ocorrência. Ninguém ficou ferido.