O que acontece no coração
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue – que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão – e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar. O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e […]
Publicado em 29/08/2012 - 10:21 |
Última atualização: 29/08/2012 - 10:21
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue – que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão – e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar.
O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos. “Embora ele seja súbito, o ex
cesso de colesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue”.
De acordo com o especialista, o sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina. “Nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso”, diz o cardiologista.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência. De acordo com o cardiologista, a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida.