No dia 07/06/2013 teve início uma série de obras no bairro Vale do Sol II, em Espera Feliz, com objetivo de pavimentação das ruas, sinalização e implantação da rede pluvial.
Com um orçamento no valor de R$ 1.385.355,56, as obras tinham previsão para serem concluídas até o dia 31/12/2013. Até a data atual, as obras seguem sem terminar e não há nenhuma previsão para a esperada conclusão.
Nos últimos dias tem-se visto inúmeras reclamações nas redes sociais, vindas de diversos cidadãos, inclusive de alguns que não moram no bairro, mas que mesmo assim se indignaram com o suposto descaso com a região e o estado calamitoso em que as ruas do local se encontram atualmente.
As reclamações mais recorrentes são com relação a poeira, lama e buracos nas ruas. Quando não há chuvas, a poeira é extremamente alta. Quando chove, as ruas viram lamaçais, ficando alguns pontos intransitáveis até mesmo para veículos. Há pontos em que o número de buracos também impedem a passagem de automóveis.
Outra situação que também gera indignação é que, segundo os moradores, muitos dos materiais depositados nas intermediações das obras estão se destruindo por ficaram parados, sem uso. Isto gera prejuízo e aumenta os gastos dos cofres públicos por conta do desperdício.
OBRAS NÃO ESTÃO PARADAS
Questionada sobre a situação do Vale do Sol II, a prefeitura municipal informou que, ao contrário do que diz muitas das reclamações, as obras no bairro não estão paradas, estão apenas em ritmo mais lento do que o previsto.
O valor da obra e a forma como o dinheiro é empregado também é constante alvo das queixas da população. Neste ponto, a prefeitura argumentou que nem chega a ter acesso aos valores. O dinheiro é depositado em uma conta bancária própria para a obra, na Caixa Econômica Federal, e é repassado diretamente para a empresa que venceu a licitação.
O valor de mais de um milhão e trezentos mil reais não é pago integralmente à empreiteira responsável pela obra. Um agente da Caixa vistoria o local a cada etapa e, então, é liberado o pagamento referente àquela parte da obra concluída. A prefeitura municipal, em nenhum momento tem acesso ao dinheiro, que é exclusivo para os serviços do bairro.
A prefeitura alega que vem cobrando da empresa responsável pela obra uma maior agilidade na conclusão dos serviços. Contudo, não foi passada nenhuma previsão para que as obras tenham seu fim.
Por Gustavo Almeida.
Fotos colhidas de vários usuários do Facebook