Nos últimos dias inúmeros moradores do bairro João do Roque, em Espera Feliz, têm se indignado com a situação do córrego que atravessa aquela região. A vala por onde deveriam passar as águas se tornou um esgoto a céu aberto.
Nas redes sociais, alguns moradores postaram fotos e reclamaram, pedindo atenção das autoridades para o problema. Segundo uma moradora, já foi pedido ajuda a uma vereadora, mas até o momento nenhuma atenção foi dada à situação. Os moradores planejam um abaixo assinado para ser entregue à prefeitura.
Na última segunda-feira (19), o Portal Espera Feliz foi até o bairro para verificar a situação. Mau cheiro, cobras, mosquitos e outros insetos, são apenas alguns exemplos de incômodos que o córrego trás. Histórias desagradáveis sobre o local são contadas por diversas pessoas. Ivanilda Barbosa de Souza, moradora do bairro, contou que em uma tarde foi ao banheiro de sua casa e deparou-se com uma cobra, situação esta que tem se tornado comum para os residentes do Roque.
Devido ao período de estiagem, a água do córrego não é suficiente para escoar todo o esgoto e, ao longo do dia, acaba por dispersar um odor quase insuportável. Maria Aparecida de Assis dos Santos, também moradora, fez um apelo, “estamos no limite, não aguentamos mais! Alguma solução deve ser tomada”.
Em plena luz do dia é possível ver dejetos humanos e animais no perímetro do córrego. Com pouco tempo próximo à margem, pode-se ver o esgoto das casas cair direto na vala. Os moradores temem uma proliferação de doenças. “Queremos que isso acabe”, desabafou Elza Barbosa de Freitas, uma outra residente do local.
Além do bairro do João do Roque, moradores da Rua José Grillo reclamam do mesmo problema, uma vez que este mesmo córrego passa pela rua, com todos os dejetos provenientes do esgoto.
O Portal Espera Feliz entrou em contato com a prefeitura municipal, através de sua assessoria de comunicação, para falar sobre a situação do bairro, mas, até o fechamento desta matéria, ainda não havíamos recebido um retorno.
Por Gustavo Almeida / Sarha Dias Hottes.