Superando as expectativas da segunda edição, quando o queijo de 1.305 kg recebeu o titulo de maior queijo do Brasil, e maior queijo minas do mundo, pelo Rankbrasil, o objetivo deste ano é produzir um queijo ainda maior, de 1.400 kg, utilizando mais de 13 mil litros de leite. O evento se realizará nos dias 22 e 23 de junho e é promovido pela Prefeitura de Ipanema.
Paralelamente a 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética trarão conhecimentos para os produtores leiteiros, com o intuito de contribuir para a criação de novos mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições de Ipanema (CASEMG), um espaço que estava inativo e esta sendo reformado em benefício da população. O Governo de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER- MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA são parceiros da prefeitura na realização desses eventos.
Fabricação do Queijo Gigante
Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação teve inicio no dia 14 de junho e passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.
Para a produção do queijo de 1.400 quilos, serão gastos aproximadamente 13 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do Queijo ficará por conta do Queijeiro da Cooperativa local juntamente com os auxiliares de Produção e sob Inspeção da parte técnica.
Confira a programação completa:
22 de junho (Sexta-feira)
Local: Parque de Exposições de Ipanema-MG ( CASEMG)
12h30 – Inscrição e recepção aos participantes
14h- Solenidade de Abertura.
10h – Palestra: O Programa Minas Leite: uma proposta de produção sustentável para a bovino cultura em Minas Gerais. Marcos Melo Meokaren – Zootecnista, Coordenador técnico Estadual de Bovinocultura- EMATER – MG
15:40h – Palestra: Ações do Programa Minas Leite no município de Ipanema. Tarcísio da Soledade Freitas, Extensionista agropecuário – EMATER- MG
16h – Palestra: Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais – Pró-Genética – Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu/ABCZ.
16:45h – Intervalo
17h – Palestra: Produção de leite com vacas mestiças. Rodrigo Puccini Venturin, Zootecnista, Assessor do Programa Minas Leite, SEAPA.
17:45h – Exposição dos touros e feira.
18h – Show acústico com Banda Balanceart – Comida de Buteco
23 de junho (Sábado)
Praça Coronel Calháu
08h – Feira de Touros e Exposição de animais F1
12h – Almoço
14h – Festa do Queijo
17h – Show com Gilson e Gabriel
19h- Ronan e Roney