A Câmara de Vereadores esteve representada pela juventude de Espera Feliz durante o Lançamento Oficial do Parlamento Jovem de Minas, durante sessão ordinária da Câmara, realizada no dia 03 de abril, no plenário da Casa Legislativa.
Com o objetivo de estimular a formação política dos jovens e criar espaços institucionais de interlocução da Sociedade Civil com o Legislativo, a Câmara realizou o lançamento oficial da segunda edição do Parlamento Jovem com o tema: Cidades Sustentáveis – Desafios para as Novas Gerações realizado em parceria com a ALMG e a PUC-Minas.
Os parceiros municipais do Projeto foram apresentados pelas coordenadoras do Projeto, Candida Grillo e Leydiana Gomes da Silva. Este ano, a Câmara ampliou a participação das escolas participantes e dos monitores que ajudam a desenvolver o Projeto de Educação para a Cidadania.
Estiveram presentes durante o Lançamento do Projeto, o Diretor da E.E .Altivo Leopoldino de Souza, Eliel Ferreira Xavier; a Diretora da E.E. Interventor Júlio de Carvalho, Tânia Maria Silvestre Galvano e a Professora Danúbia Amaral Sampaio Alves representando o Centro de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Portal do Saber, além das monitoras Eliezer Reduzino de Souza, que atua como Técnico Ambiental, e as jovens ex-parlamentares Karla Grillo e Izabella Carlos
Também será parceira do projeto, a Faculadde Doctum de Carangola, através do alunos do 5° período de Direito, Thiago Grillo de Moares, Gabriela Fernandes Faria e Geórgia Faria Lopes.
O Presidente da Casa, Vereador Gilmar Augusto de Oliveira agradeceu a importante parceria entre a Câmara, através do Parlamento Jovem e as escolas participantes, e ressaltou a relevância do projeto para os estudantes dando as boas-vindas aos jovens parlamentares do município e se colocando a disposição para apoiar o projeto enquanto gestor da Casa Legislativa.
O Vereador Luiz Marineti parabenizou aos jovens presentes pela iniciativa de participação no projeto e disse que o objetivo principal é mostrar aos alunos a necessidade de conscientização política e participação efetiva no processo democrático. Além de despertar o interesse dos estudantes para a organização da sociedade civil”.
Falaram também para os jovens, os vereadores Rafael Barboza Gomes e Robson de Souza Lacerda, mostrando a importância da juventude na política.
Em seguida, a monitora do Parlamento Jovem, Karla Grillo relatou a experiência que teve durante a atuação como jovem parlamentar na edição anterior do projeto e o desenvolvimento de liderança adquiro através do Parlamento.
A Diretora da E.E. Interventor Júlio de Carvalho, Tânia Maria Silvestre Galvano também fez uso da palavra estimulando os alunos a aproveitarem essa oportunidade que a Câmara estava oferecendo através do projeto, despertando assim, uma consciência participativa e cidadã nos jovens.