CAIANA (MG) – A Justiça Eleitoral acolheu recurso da defesa do então candidato – e atual vereador de Caiana – Luciano Toledo Fernandes (PL), dando validade à sua candidatura nas eleições de 2024.
Inicialmente Luciano havia tido sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral através de uma ação de impugnação de candidatura ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral.
Esta ação apontava que o candidato tinha sido eleito vereador no município de Caiana nas eleições de 2020 e durante a legislatura passou por Processo Administrativo de apuração de conduta caracterizadora de infração política perante a Câmara Municipal, que culminou com a perda de seu mandato.
Uma das consequências dessa perda seria a sua inelegibilidade para as eleições de 2024.
Após recorrer da decisão, a defesa conseguiu suspender essa cassação, o que devolveu a elegibilidade do candidato, que então concorreu ao pleito de 2024 sendo eleito vereador do município de Caiana.
Em nota, a defesa de Luciano emitiu o seguinte comunicado:
“O Sr. Luciano Toledo Fernandes teve sua candidatura inicialmente impugnada, mas, em sede recursal, obteve decisão favorável e teve seu registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral, concorrendo normalmente ao pleito de 2024, no qual foi, inclusive, eleito pelo voto popular ao cargo de vereador pelo Município de Caiana/MG.
Já no tocante ao fato noticiado na matéria que o Vereador passou por Processo Administrativo de apuração de conduta caracterizadora de infração política perante a Câmara Municipal, que culminou com a perda de seu mandato e que estaria inelegível até a data de 31/12/2032, esclareço que em grau recursal, tal situação foi revista, onde foi apontado indícios de irregularidades em seu afastamento, com determinação para o Vereador retornasse a sua cadeira no legislativo e cumprisse o restante do mandato, o que foi feito.”
Da redação do Portal Espera Feliz.