Durante os trabalhos realizados com os jovens parlamentares de Espera Feliz, a temática principal abordada dentro do projeto foi sobre os desafios de se tornar as cidades mineiras lugares com mais qualidade de vida dentro dos parâmetros da “Sustentabilidade”.
Durante o projeto Parlamento Jovem – edição 2013, os jovens participantes debateram e criaram propostas sobre ou uso e conservação da água; produção e consumo; e gestão do espaços urbano e rural.
O Parlamento Jovem é um projeto de Educação para a Cidadania, desenvolvido pela Câmara de Espera Feliz em parceria com a Assembleia Legislativa e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo as escolas Altivo Leoplodino de Souza, Interventor Júlio de Carvalho e Portal do Saber como participantes.
Na etapa municipal do Parlamento Jovem, os estudantes participaram de palestras, ciclo de debates, mesas redondas, atividades relacionadas às áreas de preservação ambiental do município, entre outros. Os jovens parlamentares de Espera Feliz receberam, também, durante a etapa estadual do projeto, a visita dos mestres da Puc-Minas e analistas de projetos da Assembleia Legislativa que intermediaram debates entre os jovens.
Durante a etapa municipal do projeto os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de proteção ambiental do município em visita a APA da Vargem Alegre, além de criar propostas para sugerir políticas públicas ao Estado de Minas.
A Etapa Estadual do projeto acontece na Capital Mineira com a participação de seis jovens parlamentares de cada município participante representando todo o grupo do PJ.
No dia 23 de agosto, em Belo Horizonte, foram apresentados os relatórios dos grupos de trabalho. Um documento final foi redigido com as propostas aprovadas nos trabalhos e na plenária final. Esse trabalho foi, então, entregue aos representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, cujo objetivo é influenciar as políticas públicas do Estado, contribuindo para a melhoria da sociedade em que vivemos.
A realização da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas foi o momento de finalização de todo um trabalho de formação política e cidadã que, durante meses, envolveu estudantes de ensino médio, universitários, câmaras municipais, a Assembleia de Minas e a PUC Minas. Foi o momento de vivenciar as práticas participativas no Parlamento Estadual.
REPRESENTATIVIDADE JUNTO AO PREFEITO MUNICIPAL
Após ser aprovado um documento que possui todas as propostas elaboradas sobre sustentabilidade, os jovens parlamentares de Espera Feliz também foram até o Gabinete do Prefeito Municipal de Espera Feliz, Sr. João Carlos Cabral de Almeida, apresentar um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelo parlamento jovem em Espera Feliz e pedir ao representante do Executivo que analise as propostas,e, se possível, que adote-as como políticas públicas dentro o município. Essa representatividade da juventude serve como exemplo para efetivar a participação dos jovens nas ações públicas. Na oportunidade, os jovens pediram também ao Prefeito que viabilizasse a criação do Conselho Municipal de Juventude para que a atuação dos jovens nas questões inerentes ao município seja ainda maior. O Prefeito elogiou a iniciativa da juventude em atuar e acompanhar as ações públicas e disse que fará o possível para atender as demandas apresentadas.