Jovem registra Lobo-guará em lavoura de Espera Feliz

Animal andava pelo local e foi flagrado pelo rapaz ao chegar para trabalhar.

Publicado em 23/06/2019 - 14:18    |    Última atualização: 23/06/2019 - 14:18
 

O jovem Gabriel Júnior foi surpreendido por um Lobo-guará logo que chegou para trabalhar, em uma lavoura, na manhã deste sábado (22), no Córrego Grande, zona rural de Espera Feliz.

Gabriel contou que avistou o animal na lavoura logo que chegou para o trabalho e tratou de pegar o celular para registrar. Ele conseguiu se aproximar a cerca de cinco metros do lobo e fez fotos e vídeos do visitante. Segundo ele, o vídeo não dá uma boa noção da altura, mas ele afirma que o tamanho do lobo impressionou, pois Gabriel é um adulto de estatura normal e o animal chegava até mais ou menos a sua cintura.

Após registrar a aparição do animal, Gabriel se disse preocupado com pessoas da região que se mostraram propensas a querer caçar o Lobo-guará, com medo de possíveis ataques do animal.

O Lobo-guará é uma espécie considerada ameaçada de extinção em vários países, e não representa grandes riscos aos seres humanos. Os raros registros de ataques de Lobos-guarás a humanos se deram sempre pelo animal se sentir ameaçado, de forma que não há razões para se querer capturar ou abater o espécime.

SOBRE O LOBO-GUARÁ

É o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha. Suas pernas longas e finas e a densa pelagem avermelhada lhe conferem uma aparência inconfundível. O lobo-guará é adaptado aos ambientes abertos das savanas sul-americanas, sendo um animal crepuscular e onívoro, com importante papel na dispersão de sementes de frutos do cerrado, principalmente a lobeira (Solanum lycocarpum).

Por consumir grandes quantidades de frutos e frequentemente eliminá-los intactos nas fezes tem importante papel na dispersão de sementes de plantas, principalmente as da lobeira. Apesar da lobeira também ser consumida por outros canídeos sul-americanos, o lobo-guará é o principal dispersor das sementes desta planta, depositando as fezes com sementes em sauveiros, locais em que as lobeiras se agregam.

Da redação do Portal Espera Feliz.



  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais