Maria das Dores, uma jovem negra de 20 anos, que sofreu racismo após publicar uma foto nas redes sociais com o namorado branco, Leandro, conversou ao vivo com Fátima Bernardes e contou como se sentiu ao ver os comentários absurdos.
“Eu espero que achem os culpados, isso não pode ficar impune. Foi muito triste o que aconteceu. Chorei muito. Não queria sair de casa mas recebi bastante apoio do meu namorado e família e agora estou enfrentando”, confessou a jovem.
Ainda incrédula com os fatos, Maria afirmou que nunca tinha sofrido preconceito com quase 2 anos de namoro. “Eu nem acreditei, achei que era mentira. A gente está há um ano e oito meses juntos e a gente nunca passou por isso”.
A primeira atitude do casal foi bloquear as fotos e sair da rede social. Mas, para dar prosseguimento às investigações policiais, eles voltaram atrás. “Logo que isso aconteceu , meu namorado fechou todas as fotos. Eu desativei minha conta, mas agora está ativado, porque o delegado pediu. Tem quase mil comentários. Alguns de apoio, mas a maioria racista”, explicou.
A Polícia Civil já começou a identificar os perfis no Facebook responsáveis pelas ofensas racistas.
O delegado Eduardo Freitas da Silva, responsável pelo caso, informou que os agressores são moradores de fora do estado, sendo a maior parte de São Paulo, com idades entre 15 e 20 anos. Ele não descarta pedir apoio da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Belo Horizonte e até da Polícia Federal (PF).