Hospital Evangélico de Carangola passa a atender exclusivamente casos de Covid-19

São 44 leitos clínicos e 10 leitos de UTI com respiradores.

Publicado em 20/04/2020 - 13:18    |    Última atualização: 20/04/2020 - 13:18
 

Após a articulação e discussão com hospitais pertencentes à Microrregião de Carangola, a região de saúde passa a contar com um hospital voltado exclusivamente para o tratamento do coronavírus. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 17/04, após análise criteriosa e visita técnica da equipe da Regional de Saúde de Manhuaçu ao Hospital Evangélico de Carangola, que funcionará como primeira referência para atender os casos de Covid-19 na região.

Os leitos do Hospital Evangélico já estão sendo preparados, seus pacientes serão transferidos para o Hospital Casa de Caridade de Carangola, disponibilizando assim 44 leitos clínicos para receber pacientes diagnosticados com coronavírus e outros 10 leitos de UTI, equipados com aparelhos respiratórios e demais equipamentos necessários para atender pacientes com a forma grave da doença.

Outros 16 leitos clínicos poderão ser montados caso a demanda de pacientes aumente, bem como mais 07 leitos de UTI. “Além disso, o hospital possui, em tempo integral, equipe multiprofissional capacitada para o atendimento aos pacientes de COVID-19”, destacou Helerson Lima, administrador do Hospital Evangélico de Carangola.

O administrador do Hospital Casa de Caridade de Carangola Francisco Sangy Filho,(Chiquinho) destacou que o momento deve ser de união entre os hospitais da região. “Temos que preservar vidas e garantir o atendimento à população. Nossa região passa a contar com uma estrutura exclusiva para enfrentar este difícil cenário”, pontuou.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, explicou as vantagens de ter um espaço completamente voltado para o tratamento do coronavírus. “O nosso objetivo é concentrar os pacientes de covid-19 em um número menor de unidades hospitalares com a finalidade de proteger os demais pacientes e evitar contaminações dos próprios profissionais de saúde, além de estabelecer um fluxo mais adequado para receber e referenciar os pacientes da microrregião”, avaliou.

Juliano lembrou, ainda, que o Hospital Casa de Caridade de Carangola também dedica uma ala como retaguarda para o Covid-19, com 10 leitos de UTI e outros 10 leitos clínicos Covid-19. O Plano de Contingência da microrregião de Carangola conta ainda com 42 leitos de cuidados prolongados no Hospital Divinense, em Divino, os quais receberão pacientes não Covid-19, viabilizando a disponibilização dos leitos Covid nos hospitais de referência.

O superintendente reforçou que por uma questão de segurança, para evitar contaminação e a circulação do vírus, essa estratégia é a que foi avaliada como a mais pertinente. “Caso o quadro epidemiológico na região exija novas medidas, poderemos referenciar pacientes Covid-19 para leitos clínicos nos Hospitais Antônio Alves da Costa em Espera Feliz e Hospital Santa Barbara em Fervedouro”, finalizou.

Texto e Fotos: Antônio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais