A Fundação Cristiano Varella, mantenedora do Hospital do Câncer de Muriaé, foi homenageada na noite desta segunda-feira (14) no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A instituição completou dez anos de fundação e o requerimento que deu origem à homenagem foi do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que atua no hospital como médico colaborador.
“Ao início, o projeto da Fundação parecia megalomaníaco, alguns diziam que seria um ‘elefante branco’. Mas dez anos depois, o hospital já duplicou o número de leitos disponíveis e ainda é pequeno para atender a toda a demanda”, disse o parlamentar. Doutor Wilson Batista falou, ainda, sobre o crescimento dos casos de câncer no Brasil e sobre a importância de instituições como a Fundação Cristiano Varella para ajudar os pacientes oncológicos.
O diretor-administrativo da Fundação, Sérgio Dias Henriques, representou a instituição durante a homenagem e recebeu a placa comemorativa das mãos do deputado Doutor Wilson Batista. Segundo Henriques, o Hospital do Câncer de Muriaé, por mês, atende cerca de 200 pacientes e realiza em torno de 500 cirurgias. Diariamente, 179 pacientes são atendidos na radioterapia.
Sérgio Henriques agradeceu a homenagem e informou que a Fundação está pleiteando, junto à Secretaria Estadual de Saúde, seu reconhecimento como hospital de referência em oncologia no Estado. Também estão nos planos da instituição, segundo ele, a ampliação do centro cirúrgico e a implantação da unidade de transplante de medula óssea.
O coral da Fundação Cristiano Varella se apresentou ao fim da reunião com músicas de composição de parceiros da instituição.
A Fundação
Inaugurado em 2003, o centro de diagnóstico oncológico foi nomeado em homenagem ao falecido filho do deputado federal Lael Varella (DEM-MG), morto em um acidente automobilístico em 1994. Hoje, o complexo hospitalar da Fundação atende 317 municípios, consolidando-se como centro de excelência no tratamento de câncer. Hoje o Hospital se mantém através dos recursos gerados pelos serviços prestados, sendo 92% de assistência ao SUS, além de doações e recursos públicos. No campo da prevenção, a instituição utiliza um ônibus consultório para realizar campanhas na região, visando à promoção da informação e o diagnóstico precoce da doença, prevenção primária e secundária. Até 2013 a Campanha de Prevenção visitou mais de 150 localidades, atingindo uma população de meio milhão de pessoas e oferecendo mais de 37 mil exames gratuitos.