O carro foi um dos mais vendidos da história, caracterizado pela sua carroceria que lembra um besouro, mecânica robusta e um carro que marcou história no Brasil.
Por aqui, o “besouro” começou a ser fabricado em 1959, no complexo da VW em São Bernardo do Campo. No entanto, o carro já era feito no Brasil desde o início dos anos 50 pela empresa Brasmotor, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema de CKD (Completely Knocked Down, ou completamente desmontados).
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Isso porque, sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,3 milhões de unidades vendidas. No mercado brasileiro, a histórica marca só seria superada vários anos depois pelo Gol.
Após ser descontinuado no Brasil, o único país que continuou produzindo o Fusca foi o México. O carro permaneceu em linha até 2003, quando a série Última Edición marcou a aposentadoria definitiva do veterano Volkswagen.
Acredito que todos já passaram momentos a bordo de um fusquinha, qual momento engraçado ou feliz que você lembra ter passado com esse simpático carrinho? Conte-nos, as melhores histórias serão publicadas aqui no Portal.