O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, realiza a instalação do Fórum Regional de Governo no Território do Caparaó, abrindo um novo modelo de gestão no Estado, ouvindo e dialogando com a sociedade para buscar as melhores soluções para a população. O evento será na terça-feira, 28/07, às 9 horas, na AABB de Manhuaçu.
O fórum é aberto para representantes de movimentos sociais, lideranças políticas de toda a região.
O Território de Desenvolvimento do Caparaó é integrado por 55 municípios, distribuídos por três microterritórios: Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa. O objetivo é oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território será convidada periodicamente a participar de reuniões para elencar problemas – que, por sua vez, serão incluídos no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
O território do Caparaó tem população estimada em 675.711 habitantes (dados de 2010). Segundo o site dos Fóruns Regionais, no Caparaó, mais um dos grandes produtores de café arábica, leite e cana-de-açúcar do estado, a atenção precisa ser voltada para duas necessidades: a taxa de mortalidade infantil e a cobertura pré-natal.
O Território, que é responsável por 2% do PIB mineiro, ainda tem um número elevado (69,7%) de moradores sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto.
MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO CAPARAÓ
MANHUAÇU
Caparaó, Abre Campo, Alto Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Alto Jequitibá, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.
PONTE NOVA
Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sericita, Urucânia e Vermelho Novo.
VIÇOSA
Cajuri, Canaã, Araponga, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa.
PROGRAMAÇÃO
09h Credenciamento
10h Abertura com o governador Fernando Pimentel, demais autoridades e movimentos sociais
12h Almoço
13h30 Apresentação da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV)
13h45 Esclarecimentos (perguntas e respostas)
14h15 Apresentação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG)
15h Esclarecimentos (perguntas e respostas)
15h30 Abertura para fala dos presentes
PARA SABER MAIS ACESSE http://www.forunsregionais.mg.gov.br/
Do Portal Caparaó.