A 12ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que abrange Espera Feliz e demais cidades da região, apresentou uma redução de 41% nos registros de explosões de caixas eletrônicos. O dado é referente ao primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e 12ª Região da Polícia Militar (RPM), foram 17 ocorrências em 2013 contra 10 neste ano, o que, conforme o comandante da 12ª RPM, Coronel Jordão Bueno Júnior, representa de forma categórica o trabalho estratégico que vem sendo feito entre PM, Polícia Civil, Ministério Público e Exército. “São operações conjuntas que resultaram em prisões importantes, que desarticularam quadrilhas inteiras. Além do que, grande parte dos registros ficou na esfera somente da tentativa, já que conseguimos evitar a consumação do fato, com um trabalho realmente efetivo” afirmou o Coronel Jordão.
A participação do Exército nessa força tarefa está na fiscalização, em conjunto com a PM, na venda, utilização e armazenamento de explosivos.
Outra ação que trouxe resultado efetivo, principalmente na região de Caratinga, é o uso de portas de aço em agências bancárias. “Através de uma conscientização foi notada essa necessidade, que teve um resultado muito bom, já que inibiu a ação dos infratores. É algo que estamos procurando difundir na área da RPM como um todo. Inclusive, nos próximos dias temos uma reunião agendada com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), para discutir o assunto”, ressaltou o comandante da 12ª RPM.
As informações são da Assessoria de Comunicação Organizacional da 12ª RPM