Estudantes da E. E. Altivo Leopoldino de Souza escrevem matéria para o Portal Espera Feliz

Texto é resultado de uma oficina realizada pelo professor Farley Rocha.

Publicado em 03/04/2018 - 16:37    |    Última atualização: 03/04/2018 - 16:37
 

O professor Farley Rocha, colunista do Portal Espera Feliz, realizou uma oficina de textos jornalísticos com alunos da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza e selecionou um dos textos produzidos, a reportagem “Tecnologia e Cidadania nos Dias de Hoje”, redigidas pelas alunas Daiane Soares e Laila Eduarda, da turma 9º ano 03.

Abaixo, segue a íntegra da matéria produzida pelas alunas.

TECNOLOGIA E CIDADANIA NOS DIAS DE HOJE

A tecnologia traz muitos benefícios para o dia-a-dia, mas seu uso extremo pode causar malefícios não só para os jovens como também às pessoas de mais idade.

No mundo de hoje, em pleno século XXI, usa-se muito a tecnologia para tudo, mas isso pode trazer certas consequências. Além de viciar, muitas pessoas adquirem problemas de má postura, como o recente diagnóstico clínico apelidado de “WatsAppnite” (doença causada pelo uso excessivo do App e que ocasiona infecções e dores nas articulações das mãos, braços e ombros).

Embora os jovens se adaptem melhor ao uso dessas novas tecnologias, pois estão constantemente conectados às redes sociais de diversas modalidades, pessoas mais velhas também são acometidas pelos efeitos colaterais provenientes do mau uso desses equipamentos eletrônicos, levando-os a procurarem tratamentos diversos. E os benefícios e malefícios desses aplicativos vem sendo debatidos frequentemente pelas escolas e pela sociedade em geral.

Contudo, há opiniões diferentes sobre o assunto. Por exemplo, segundo a professora de Educação Física Kathea Almeida, “a tecnologia traz vários benefícios, como a comunicação mais rápida e fácil, como também ter acesso à informações úteis”. Mas, segundo ela, a internet também possui um lado ruim, que são a propensão ao vício tecnológico e o distanciamento das relações pessoais. Já para o professor de Geografia Gustavo de Souza Rocha, “o uso de smartphones na sala de aula não traz benefício nenhum, pois certos alunos não fazem o uso com o devido bom senso; mas fora do recinto da aula, o equipamento é muito útil para obter informações diversas”. O professor afirma que os mais jovens não sabem lidar com as tecnologias de maneira apropriada, enquanto que os mais velhos as usam mais para o trabalho, pois são ferramentas indispensáveis.

Para a diretora da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, Grécia Maria Alves Faria de Oliveira, “essas tecnologias trazem como benefícios a agilidade nas comunicações, acesso à informações precisas e facilidade ao acesso de dados”. Ela também dia que, como qualquer outra coisa, se não soubermos usar adequadamente, a tecnologia pode trazer malefícios como conversas indevidas, vazamento de informações pessoais e a falta da boa e saudável comunicação pessoal, frente a frente.

Portanto, quando o assunto é tecnologia torna-se necessário criar limites e aproveitar as vantagens de seus recursos, que podem contribuir no processo de ensino/aprendizagem, dosando o tempo de entrega aos aparelhos eletrônicos e evitando influências negativas que prejudiquem o desenvolvimento saudável de todos.

Por Daiane Soares e Laila Eduarda, alunas do 9º ano 03 da E.E. Altivo Leopoldino de Souza.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais