Recém-saído do ensino médio, com ainda 17 anos, Erick Cabral Moreti conquistou aprovação em quatro faculdades públicas para o curso de medicina. Os vestibulares prestados para a USP, UFMG, UFES e UFV vieram com resultados positivos neste ano de 2015. O estudante optou pela USP, no campus de Ribeirão Preto – SP.
“Desde quando estava no jardim de infância ele gostava de estudar. Havia dias que não era necessário ir à escola, mas ele brigava para ir” relembra a mãe do estudante, Lucineia Cabral da Silveira Moreti, que é professora.
Erick cursou até a 8ª série na Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza. Em seguida conseguiu ingressar no melhor colégio público do Brasil, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – COLUNI – onde cursou o ensino médio. A mãe do estudante contou que a adaptação do jovem ao COLUNI não foi fácil. Erick tinha apenas 14 anos e, apesar de todo o apoio da família, o estudante sentia vontade de voltar para casa nas primeiras semanas. O pai, Sebastião Adalto Moreti, o “Tuca”, é um pequeno comerciante de Espera Feliz e diversas vezes deixou de trabalhar para ir a Viçosa a pedido do filho. Ao longo do Ensino Médio, o estudante foi se adaptando à nova escola.
“O motor de aprendizagem é o aluno, mas cabe à escola desafiá-lo para que a cada dia ele se esforce mais. O Erick sempre gostou de desafios, sempre tentou melhorar. Talvez a maior dificuldade que ele enfrentou tenha sido ficar longe da família”, afirmou Lucineia.
ESTUDANTE JÁ HAVIA SIDO APROVADO EM DIREITO E MEDICINA
Com a nota do 1º ano no ENEM, Erick já demonstrava indícios do seu futuro promissor. No início de 2013 ele conseguiu aprovação para o curso de Direito na UFRJ e, no final do mesmo ano, obteve aprovação em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – no campus de Governador Valadares. Como na ocasião o jovem ainda não havia concluído o ensino médio, a matrícula dependia de alguns desdobramentos burocráticos e o estudante não conseguiu se matricular a tempo.
Em 2014, finalmente, veio a grande conquista: Erick prestou o vestibular para o curso de medicina na Universidade Federal de Viçosa, na Universidade Federal de Minas Gerais, para a Universidade Federal do Espírito Santo e por último para Universidade de São Paulo e conseguiu aprovação em todos eles.
Lucineia esclareceu que o filho escolheu a USP, não somente pelo seu destaque entre as melhores, mas também por ter sido um grande desafio para ele. A relação concorrente/vaga foi um grande estímulo para o estudante. “No início tivemos medo de deixá-lo ir para Ribeirão Preto, mas agora vejo que foi a melhor escolha para o Erick”, confessou a mãe.
IRMÃO SEGUE OS MESMOS PASSOS
Rafael Cabral Moreti viu seu irmão, Erick, como uma de suas inspirações. Ele também se dedicou aos estudos, ganhou uma bolsa de estudos numa escola particular de Carangola para cursar o ensino médio e, no início deste ano, foi aprovado para estudar no COLUNI, assim como aconteceu com seu irmão.
Rafael já havia iniciado o ensino médio, mas preferiu voltar um ano para poder começar a estudar desde o início no COLUNI. Ambicioso, Rafael pretende cursar Engenharia Elétrica em uma faculdade federal.
Por Sarha Dias Hottes.