A conversa sobre certificação agroecológica com os agricultores e agricultoras avança em mais um município atendido pelo Projeto Cooperar. Agora é Espera Feliz que vai receber a equipe do CTA para o debate. O encontro é na próxima terça-feira, dia 10 de março, no Centro de Formação da cidade, a partir das 9 horas.
A certificação é importante para os agricultores e agricultoras familiares porque valoriza a produção e a propriedade deles. Além de incentivar o consumo e o cultivo de produtos ligados à agroecologia. A oficina contribuirá para o esclarecimento das etapas e processos necessários para a legalização e comercialização dos produtos agroecológicos e certificados no município de Espera Feliz.
A atividade é mais uma inciativa do projeto Cooperar: superando desigualdades de renda, executado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM) com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz, COOFELIZ.
O projeto Cooperar integra o Programa Petrobras Socioambiental e o objetivo é promover a geração de renda, a partir da inclusão produtiva e do acesso ao mercado de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Muriaé, Acaiaca, Divino e Espera Feliz. Uma de suas estratégias de ação é minimizar as dificuldades enfrentadas pelos agricultores no cotidiano. Isso é feito por meio dos intercâmbios agroecológicos, das capacitações e cursos técnicos que os agricultores têm recebido através do projeto.