Espera Feliz pode ser modelo nacional em projeto contra evasão escolar

Secretaria Municipal de Educação e Cultura aderiu a projeto em 2018.

Publicado em 22/01/2019 - 10:11    |    Última atualização: 22/01/2019 - 10:11
 

No início de 2018 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Espera Feliz aderiu ao projeto “Busca Ativa Escolar”. Trata-se de uma plataforma para ajudar no combate à exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e o Instituto TIM.

A ideia é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez a adesão no início de 2018. O Gestor Político é a Secretária de Educação Tania Silvestre. Geraldo Oliveira é o Coordenador Operacional do Sistema no Município.

No segundo semestre de 2018 já foram colhidos resultados positivos. Com o apoio e o engajamento da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e CREAS, foram detectados casos de alunos que estavam fora da escola e as devidas providências foram tomadas para cada caso apontado.

Continua após a publicidade...

A Equipe Gestora Nacional da Busca Ativa Escolar – UNICEF/UNDIME/Brasília informou que o trabalho realizado em Espera Feliz tem a possibilidade de ser considerado parâmetro nacional devido ao excelente serviço realizado pelo Coord. Operacional Local, senhor Geraldo Oliveira.

Hoje existem no Brasil 2.802.259 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola. Em Espera Feliz, de acordo com os dados do IBGE/2010, havia 553 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola. O objetivo da Busca Ativa Escolar é trazer de volta para a escola estas crianças e adolescentes que evadiram por algum motivo.

Visite o site www.semecfeliz.com e saiba mais sobre o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo no município de Espera Feliz.

Da redação do Portal Espera Feliz.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais