Espera Feliz discute projetos turísticos para a região

Município começa implementar ações para criação da Rota dos Cafés Especiais.

Publicado em 08/08/2019 - 10:14    |    Última atualização: 08/08/2019 - 10:15
 

As Secretarias Municipais de Turismo de Espera Feliz e Dores do Rio Preto, representadas pelos seus gestores Francisco Melo (Espera Feliz) e Dalva Ringuier (Dores do Rio Preto), reuniram-se com os empreendedores das comunidades do Paraíso, Forquilha do Rio e Pedra Menina, no dia 5 de agosto, para juntos começarem a discutir as ações que serão implementadas para um roteiro integrado de turismo, alinhando o ecoturismo e cafés especiais da região.

A ação está inserida no Plano Municipal de Turismo de Espera Feliz 2017/2020, que prevê a cooperação regional, criando roteiros integrados com os municípios do Circuito Turístico Pico da Bandeira e Consórcio Caparaó Capixaba, devido à proximidade e tendo o Parque Nacional do Caparaó como principal atrativo de ecoturismo da região.

Na reunião foi proposta a criação de um fórum permanente para discussões e proposições de ações contínuas que busquem o desenvolvimento do turismo com responsabilidade e a preservação ambiental.

Espera Feliz, que é integrante da Região Turística do Pico da Bandeira, reconhecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e Ministério do Turismo (Mapa do Turismo Brasileiro), começa no mês de setembro de 2019 a desenvolver a primeira ação em parceria com o SENAR-MG e Sindicato dos Produtores de Espera Feliz: o Curso de Agente de Turismo Rural, com carga horária de 224 horas, e dividido em seis módulos que contemplam conteúdos relativos a Produtos e Serviços Turísticos; Segurança nas Atividades Turísticas; Condução de Turistas; Hospedagem e Atendimento ao Cliente; Meios de Alimentação; Comercialização de Produtos e Negócios Turísticos.

Também acontecerá nos dias 20 a 23 de agosto de 2019, o Curso de Classificação de Cafés Especiais, em parceria com a APRECIA, Projeto Geração Solidária, através do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Maiores informações sobre as capacitações podem ser encontradas na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, na Praça Cira Rosa de Assis – Casa de Pedra.

As ações têm como foco a preparação do Município de Espera Feliz no Projeto de Criação da Rota dos Cafés Especiais, do Circuito Pico da Bandeira, capacitando e fortalecendo o turismo no meio rural, preparando profissionais com visão do negócio turístico qualificados a participar de ações integradas de turismo.

O Diretor Municipal de Turismo, Francisco Melo, comunicou aos participantes do encontro sobre a realização da I Conferência Municipal de Turismo, que será realizada no mês de setembro 2019, aguardando somente a confirmação de Palestrantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Ministério do Turismo.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais