ESPERA FELIZ (MG) – No dia 25 de fevereiro de 2022, na Câmara de Vereadores de Espera Feliz, foi realizada pela PoliclÍnica Municipal de Saúde, o primeiro encontro com os Portadores da Fibromialgia do Município, com a presença de alguns profissionais da saúde.
A Coordenadora da Policlínica Municipal de Saúde, Liliam Lopes Franklin Barbosa e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Benhur Mazzocco, deram início falando sobre a Lei Municipal n° 1.30919 de 23 de outubro de 2019 que institui o dia 12 de maio como enfrentamento e conscientização da doença.
A fala da Nutricionista, Amanda Paraizo e da Acadêmica em Nutrição, Edithiane Cabral explica sobre a importância e quais os benefícios de um portador da Fibromialgia ter uma boa alimentação e finalizaram entregando um caderno de receitas sem glúten para que levassem para suas casas.
A Psicóloga Sabrina Bittencourt explicou sobre o envolvimento da psicologia e sua contribuição para os portadores da Fibromialgia.
A Fonoaudióloga, Juliana Vieira Liro, por sua vez, usou a forma prática através de uma dinâmica para melhor conhecimento dos portadores presentes, falando sobre as dificuldades que enfrentam diariamente, limitações e como descobriram a Fibromialgia.
Além disso, tivemos a presença da Profissional de Educação Física do NASF, Raquel da Silva Carere, que passou uma série de exercícios como alongamento, que também é de grande importância para o fibromiálgico que enfrenta fortes dores e incômodos contínuos no dia a dia.
A estagiária em Tec. Em Enfermagem da Policlínica, Maysa Boaventura, fez a entrega das carteirinhas de identificação, que a partir dessa data passou a ser válida dando prioridade para os portadores em estabelecimentos que possuem filas. Por fim, foi feito um café com frutas e uma das receitas sem glúten, escolhida pela Nutricionista, Amanda Paraizo.
Aqueles que tiverem interesse em saber mais sobre o projeto, podem estar entrando em contato pelo telefone 3746-1117 – Policlínica Municipal.
Autoria do Projeto: Liliam Franklin.
Ex vereador Ediel Gomes.