E. E. Altivo Leopoldino de Souza publica videoaulas de LIBRAS em suas redes sociais

Escola busca ensinar um pouco da Língua Brasileira de Sinais.

Publicado em 21/09/2020 - 10:00    |    Última atualização: 21/09/2020 - 10:00
 

O mês de setembro é um mês especial para toda a comunidade surda (surdos, familiares e amigos). Nesse mês são comemoradas datas que representam a luta dos surdos para ter o reconhecimento da sua língua e dos seus direitos (o dia internacional da língua de sinais, 23/9, o dia nacional dos surdos, 26/9, o dia internacional do tradutor intérprete, 30/9).
“Infelizmente, a língua de sinais ainda é um idioma pouco conhecido e pouco difundido, e de difícil acesso não apenas para a população em geral, mas até mesmo para os surdos, que são os principais usuários da língua” afirma a professora Lívia Dias, professora de apoio e intérprete de LIBRAS da Escola Altivo.

Mesmo a Libras já sendo idioma reconhecido por Lei desde 2002, ainda há uma grande falta de profissionais para ensinar o idioma e também para atuar como intérpretes em escolas, faculdades, bancos, prefeituras. Por isso, até mesmo coisas simples do nosso dia a dia, como ir ao banco pagar uma conta, ir a uma consulta médica e até mesmo se divertir, se tornam tarefas quase impossíveis. “Muitas vezes recebi mensagens dos surdos de Espera Feliz pedindo para ir ao banco com eles”, acrescenta Lívia.

Em consideração a isso, a Escola Altivo decidiu fazer um pequeno curso para ensinar um pouco de LIBRAS e estimular o interesse dos alunos e da comunidade em geral nesse idioma tão importante.

“A proposta das aulas, que compreendem vídeos de no máximo cinco minutos, é mostrar que não é tão difícil aprender essa língua. Mesmo um conhecimento básico já é o suficiente para incluir os surdos na nossa sociedade de forma mais completa. Desse modo, incutimos nos nossos alunos a necessidade de agir com humanidade e empatia para com todos em qualquer profissão que escolham”, encerra a professora.

Os vídeos são publicados todos os dias nas redes sociais da Escola (Instagram e Facebook) e você pode conferir os anteriores que já estão lá através do @EscolaAltivo.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais