Dica de saúde: LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO

O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. Uma a cada duas mil pessoas possui […]

Publicado em 03/09/2012 - 14:38    |    Última atualização: 03/09/2012 - 14:38
 

O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.
Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema, sendo mais comu

m em mulheres negras e latinas (atingindo 1 a cada 245).
Sinais e sintomas

Sintomas gerais do LES
Possui grande variedade de sintomas que se assemelham ao de várias outras doenças e, em geral, são intermitentes dificultando assim o diagnóstico precoce. Os primeiros sintomas mais comuns são:[1]
Febre
Mal-estar
Inflamação nas articulações
Inflamação no pulmão (pleurisia)
Inflamação dos gânglios linfáticos
Dores pelo corpo (por causa das inflamações)
Manchas avermelhadas
Úlceras na boca (aftas)

TRATAMENTO DE LUPUS:

Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e o paciente tem a perspectiva de uma vida longa e de qualidade. “O lúpus evolui em períodos de atividade, quando necessita de tratamento contínuo, e de inatividade, quando o tratamento é cuidadosamente retirado”, explica Fuller. Ele comenta ainda que alguns pacientes podem apresentar uma única crise em toda a sua vida.

Em casos mais avançados, o tratamento medicamentoso é o mais indicado. Pacientes que não precisam de remédio costumam seguir uma rotina de uso de bloqueadores solares, exercícios físicos, sono adequado e uma dieta balanceada.

FONTE:SAÚDE TERRA E WIKIMÉDIA

Oferecimento:

  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais