Para quem não viajou para as praias capixabas neste fim de semana, a opção foi aproveitar a folga prolongada pelo feriado municipal de sexta-feira, 20, para curtir um pouco dos recursos naturais que a Serra do Caparaó oferece à população de Espera Feliz e região.
Após longos dias de verão, o sol e o calor motivaram muitas pessoas a passarem momentos de lazer e relaxamento nas dezenas de cachoeiras existentes no município. E não teve quem voltasse do passeio insatisfeito. Devido ao grande período de chuvas no final de 2011, os rios que descem a serra estão cheios e sob o sol forte de janeiro a água mantém temperatura agradável aos banhistas.
A região de São Domingos, a cerca de 25 km do centro da cidade, foi um dos pontos mais frequentados no final de semana, com centenas de pessoas visitando o complexo de cachoeiras formado, entre outras, pelas cachoeiras do Chiador, 2º, 3º e 4º Poço, Vale a Pena, Moinho e Recanto da Paz.
Segundo os turistas, São Domingos é um ótimo refúgio para quem deseja descansar no meio das belezas marcadas pela natureza e quedas d’água da região, além de ser de fácil acesso, com a maior parte do percurso asfaltada e de ter infra-estrutura como bares e pousadas. Já para os moradores da encosta, onde estão os atrativos, o fluxo turístico que o verão proporciona favorece os comerciantes locais que oferecem serviços como hospedagem e comida típica.
Além das cachoeiras, toda a região, também conhecida de forma genérica como Paraíso, é um retrato vivo de uma das paisagens mais belas da Serra do Caparaó, apresentando o contorno de suas cordilheiras, as cores das fazendinhas e pastagens ao longo de todo o trecho e o visual marcante que só a zona rural de Espera Feliz pode oferecer. Uma alternativa sensata para quem quer passar horas de lazer com a família e amigos, sem que para isso seja preciso estar na praia.
Por Farley Rocha