A crise hídrica vivida em quase toda a região sudeste do país está preocupante em nossa região do Caparaó. Inúmeros córregos e rios secaram ou se tornaram pequenos filetes de água corrente. Várias cidades da região estão adotando rodízio no abastecimento e limitando o tipo de captação das águas.
A barragem de Espera Feliz, principal fonte de abastecimento, está com níveis baixíssimos e muito pouca água está chegando para reabastecer a represa. Os rios e cachoeiras da cidade estão com poucas águas e muitos deles possuem apenas pedras visíveis, com pequenos filetes correndo escondidos entre as rochas. Segundo informações, algumas regiões da zona rural do município estão sendo abastecidas com caminhões pipa.
Em Carangola, a falta de oxigênio e as altas temperaturas provocaram a mortandade de peixes neste sábado. Cena que também já é observada em Manhuaçu e em Divino.
Em Alto Caparaó, medidas de contenção do desperdício também foram anunciadas pela Prefeitura Municipal. Em Mutum, a prefeitura decretou estado de emergência e limitou o uso da água para o consumo da população.
Enquanto muitas pessoas fazem o possível e economizam água, algumas cenas deixam estes indivíduos furiosos: gente que não compreendeu ou finge não entender a dimensão do problema e insiste em lavar calçadas e carros com água potável, usando uma mangueira no maior desperdício. E se alguém fala ou tira uma foto, ainda é xingado.
Boa parte da população concorda que, para esses, está na hora de adotar medidas mais drásticas, como multas que já são aplicadas em outras cidades mineiras.
Da redação do Portal Espera Feliz / com informações do Portal Caparaó.