Uma Nova Era de Trabalho e Entusiasmo
Enrique Carlos Natalino
Bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública
Assessor de Governo do Estado de Minas Gerais
Encerradas as comemorações da 33a Festa Regional do Trabalho, realizada na belíssima região do Paraíso, nas montanhas da Serra do Caparaó, Espera Feliz já começa a enxergar alguns dos frutos que cresceram com as primeiras sementes que vêm sido plantadas, desde 01 de janeiro, pela administração do Prefeito Carlinhos Cabral. Tal como Franklin D. Roosevelt, presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945, responsável por colocar em marcha iniciativas para combater a Grande Depressão pós-1929 nos 100 primeiros dias de seu Governo, tornou-se um costume fazer-se um inventário das medidas implementadas pelos governantes na passagem dessa data simbólica.
Em Minas Gerais e no Brasil, diversos Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores aproveitaram os primeiros meses de mandato para imprimir a sua marca de governança e tentar das os primeiros passos na reorientação dos rumos de seus Municípios. Mais de 600 cidades contam com administrações novas, um índice recorde na história do Estado. Conforme pudemos observar nesses 100 primeiros dias de Governo, o câmbio na maneira de governar já pode ser percebido em atitudes e iniciativas da Administração Carlinhos Cabral (2013-2016), causando um impacto positivo na arena política local.
Ao discursar perante os munícipes em sua cerimônia de posse, o Prefeito mostrou grande respeito pelo apoio político que recebeu da população e dos seus representantes recém eleitos para a Câmara de Vereadores. Nos primeiros quinze dias de governo, a cidade estava mais limpa e organizada, livre de imensas quantidades de sujeira, lixo e mato acumulados nas ruas, estradas e bairros. A atitude decidida de pautar a administração pela eficiência, pela priorização de ações que atendam a toda a coletividade, pelo foco nos grandes gargalos municipais e pela austeridade no trato da coisa pública deu um rumo às ações da Prefeitura Municipal.Onde faltava gestão e ordem, vieram a boa vontade, a disposição ao trabalho e a capacidade de liderar, admirada pela população esperafelicense.
Apesar da conjuntura adversa herdada e das dificuldades criadas pelo elevado endividamento municipal, o Prefeito tem sabido conduzir com prudência, responsabilidade e coragem essa nova fase administrativa de Espera Feliz.Como se tem notado, o estilo respeitoso, firme e próximo ao cidadão trouxe o Prefeito Carlinhos e a sua Administração para a realidade das ruas, com um choque de ordem na organização dos serviços públicose uma sensibilidade no atendimento às demandas emergenciais da população. Considerando que a realidade local permite o contato direto entre cidadãos e gestores públicos, a acessibilidade, o gosto pelo trabalho e a capacidade de empreender do Prefeito Carlinhos Cabral trouxeram as qualidades positivas da iniciativa privada para dentro da Administração Pública, com um novo olhar para velhos problemas, criando um ambiente propício para a inovação e os avanços.
Além de governar respaldado em forte apoio popular, com sintonia com o Poder Legislativo, parceiro fundamental do projeto de reconstrução de Espera Feliz nos próximos quatro anos, o Prefeito Carlinhos Cabral tem sido hábil e inteligente na atração e fortalecimento do apoios externos ao seu governo, tanto na esfera estadual quanto na esfera federal. A parceria entre a Administração Carlinhos Cabral e o Governo de Minas, por exemplo, baseia-se numa estreita cooperação para fortalecer a capacidade de gestão, a modernização da máquina administrativa e a implementação de projetos estratégicos que permitirão a atração de investimentos públicos e privados, diversificando a economia, gerando mais e melhores empregos e elevando a qualidade de vida da população.
O Município de Espera Feliz já está inscrito em todos os programas e ações de cunho municipalista lançados pelo Governador Antonio Anastasia nos primeiros meses do ano de 2013 e será contemplada com recursos extraordinários do Governo para empreender obras de infraestrutura urbana e rural, beneficiando milhares de cidadãos. O programa ProMunicípio, por exemplo, maior programa de apoio aos municípios mineiros da nossa história, lançado há cerca de um mês na Cidade Administrativa, com a presença de prefeitos de todos as regiões do Estado, incluindo o Prefeito de Espera Feliz, prevê a injeção de verbas nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, ampliando a disponibilidade desses serviços para toda a população do Município.
Desde a posse, o prefeito Carlinhos Cabral e seus secretários já empreenderam diversas visitas ao Governo de Minas e às suas Secretarias de Estado, estreitando os laços institucionais e criando novas parcerias administrativas para alavancar as ações locais. A Câmara de Vereadores, através do Presidente Gilmar Augusto e dos demais Vereadores, também tem sido uma instituição sempre presente, fortalecendo os pleitos dos munícipes. Nos últimos meses, a Administração Carlinhos já conseguiu viabilizar o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-MG), através do Secretário Elmiro Nascimento, para a reforma e melhorias no Parque de Exposições de Espera Feliz e na Feira Livre de Produtores Rurais, que se realiza aos sábados.
Num outro plano, graças ao apoio da Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que esteve recentemente na Superintendência Regional de Ensino de Carangola (SRE) para estreitar os laços com a comunidade educacional da região, e à soma de esforços da comunidade escolar (alunos, professores, direção, pais), da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e Governo de Minas,já se encontra em fase avançada o projeto de reforma da EE Altivo Leopoldino de Souza, maior instituição de ensino fundamental e médio de Espera Feliz, um pleito antigo, que irá beneficiar milhares de alunos, dezenas de professores e resgará o orgulho do ex-alunos e antigos professores pela instituição cinquentenária, responsável por formar gerações de esperafelicenses.
Outras medidas a serem viabilizadas através dessa parceria apontam na direção da melhoria do transporte escolar, da reforma de escolas municipais e da renovação dos equipamentos das instalações de ensino. Também foram iniciados entendimento nas áreas de saúde, saneamento básico, habitação e infraestrutura, como a construção do Contorno Rodoviário de Espera Feliz, com 2,5 km de extensão, que prevê o desvio do trânsito pesado de caminhões para fora da cidade, melhorando o mobilidade na região central da cidade. Essa obra, listada no rol de novas estradas do Programa Caminhos de Minas, uma das âncoras do Governo Antônio Anastasia, encontra-se em fase final do projeto. Dessa forma, o Governo de Minas se coloca como um aliado estratégico e um parceiro de primeira ordem, ajudando a fortalecer a capacidade de ação da Prefeitura, beneficiando diretamente os cidadãos de Espera Feliz. Parceiros fundamentais, a serem
Sabemos que a concentração absurda de recursos nas mãos da União, que arrecada cada vez mais impostos e contribuições e divide cada vez menos desse bolo com os Estados e Municípios, deixando-os em situação frágil. Nessa linha, a compreensão de que não é a Prefeitura quem cria riquezas e empregos, mas a iniciativa privada (empresários, lojistas, profissionais liberais, produtores rurais, industriais), e que os empregos de qualidade só são gerados quando a economia do Município cresce e se diversifica, graças à confiança das suas forças produtivas e dos investidores no seu potencial, é um avanço importantíssimo para a sustentabilidade fiscal do Município.
A interrupção da expansão desenfreada e irresponsável do quadro do funcionalismo municipal e a aplicação de critérios de avaliação de desempenho e meritocracia são ações importantes, cruciais para darmos um passo adiante. Além de permitir que se gaste menos dinheiro com a máquina e mais recursos com os cidadãos, essas medidas representam uma mudança cultural importante, desatrelando a Prefeitura de ser sinônimo de ineficiência e empreguismo.
Como já apontei em outros artigos, Espera Feliz tem muito espaço para avançar nos setores de turismo, agricultura, educação e cultura, tornando-se um polo referencial de qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento ambiental sustentável da Zona da Mata. A altitude, o clima, o relevo e a posição geográfica são nossos aliados. Além de abrigarmos uma das cordilheiras mais importantes do Estado, a montanha mais alta, cachoeiras belíssimas, áreas de camping, fazendas, estradas e matas exuberantes, hoje temos o melhor café do Brasil. Precisamos continuar avançando sempre, com uma obstinada vontade de avançar, superar gargalos, recuperar o tempo perdido e ganhar mais destaque.
Dessa forma, a capacidade do Prefeito Carlinhos Cabral em governar ouvindo a população, com respeito institucional, responsabilidade administrativa, sintonia com a Câmara Municipal, relacionamento estratégico com os entes federados, sabedoria em ouvir as pessoas e entusiasmo pelo desenvolvimento do Município fortalecem a viabilidade desse projeto de Espera Feliz se tornar um dos melhores lugares do Estado de Minas Gerais para se viver no século XXI.