Confira a Semana Santa celebrada pelos Católicos em Espera Feliz

Como de costume, ontem (28/03) quinta feira os católicos celebraram a missa de lava pés, evento no qual Jesus instituiu a eucaristia. Em Espera Feliz a Igreja Matriz de São Sebastião ficou lotada de fiéis que acompanharam os ritos. Hoje sexta feira santa aconteceria a tradicional Via Sacra com procissão até o cruzeiro mas, devido […]

Publicado em 29/03/2013 - 10:07    |    Última atualização: 29/03/2013 - 10:08
 

Procissão do Encontro

Como de costume, ontem (28/03) quinta feira os católicos celebraram a missa de lava pés, evento no qual Jesus instituiu a eucaristia. Em Espera Feliz a Igreja Matriz de São Sebastião ficou lotada de fiéis que acompanharam os ritos.

Hoje sexta feira santa aconteceria a tradicional Via Sacra com procissão até o cruzeiro mas, devido à chuva os ritos aconteceram dentro da Igreja.

Ainda hoje acontecerá a Celebração da Paixão e Morte de Jesus às 15 horas. Às 19 horas no Ginásio Poliesportivo terá a Encenação da Paixão de Cristo e Procissão do Enterro.

ENTENDA TODOS OS RITUAIS:

Continua após a publicidade...

DOMINGO DE RAMOS  

O dia que celebra o início da Semana Santa é marcado

Domingo de Ramos

pela entrada de Jesus em Jerusalém. O dia que a missão é completada e que culminará com a sua morte na cruz. Nos evangelhos há relatos de que muitas homenagearam Jesus, estendendo mantos pelo chão e glorificando-o com ramos. Esta é, aliás, a explicação para na celebração deste dia os fiéis carregarem ramos, recordando o acontecimento. Lembrando o gesto do povo em Jerusalém, que saudou Jesus como o único mestre e Senhor. 

TRÍDUO PASCAL

Lava pés

QUINTA-FEIRA SANTA

É neste dia que se celebra a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Pela manhã há uma celebração, a Missa do Crisma. E durante à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial, em que se realiza a cerimônia do lava-pés. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.

Continua após a publicidade...

SEXTA-FEIRA SANTA  

É um dia de tristeza, mas ao mesmo tempo o momento propício para despertar a própria fé. Não há missa, pois a Igreja se recolhe no silêncio da oração e na escuta da palavra divina, o objetivo é compreender o sentido e o significado da morte de Jesus. E durante a tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

VIGÍLIA PASCAL

O Sábado Santo um dia de “luto”, de silêncio e de oração. Igreja vela em oração, partilhando os sentimentos de Maria. É o momento em que a Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Este recolhimento conduz e prepara à Vigília pascal, conhecida como a “mãe de todas as vigílias”, em que explodirá a alegria da Páscoa. Igreja então se alegrará pelo reencontro com o seu Senhor. 

Confira as fotos dos acontecimentos de toda à semana:

Continua após a publicidade...

[nggallery id=24]

 

Fotos: Andréia Maia Fernandes


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais