No dia 19 de agosto comemorou-se o dia Nacional do Ciclista e alguns membros do Grupo de Mountain Bike Elo das Montanhas aproveitaram para fazer o desafio dos 200km, mais conhecido como “duzentão”.
O grupo contou com 18 pessoas, que saíram às 4:30h com destino a Santa Clara, no estado do Rio de Janeiro. Retornaram a Espera Feliz, tomaram um café e foram próximo à cidade de Reduto. A chegada a Espera Feliz se deu às 19:00.
A modalidade conhecida por “Desafio Individual por Traçado” invadiu de fato diversas regiões do Brasil. Idêntico à condição que ocorre em aplicativos de registro de treinamentos de ciclismo, que possuem desafios programados, o diferencial é existir uma pessoa atuando como moderador, analisando cada atividade, no qual os participantes aventuram-se percorrendo distâncias superiores a 200 km em mountain bike, sozinhos ou em grupos, com no máximo 15% de asfalto no trajeto planejado, tendo como limite até 24 horas para a conclusão.
O “Desafio dos 200”, gerenciado por Guenael Dornelas, do grupo Guerreiros das Montanhas, é o maior exemplo nacional de participação nesse tipo de desafio que movimentou 638 inscritos de 95 cidades e de 9 estados brasileiros diferentes. As atividades passam por uma aprovação e são classificadas em categorias como “maior distância”, “maior altimetria”, ambas separadas por sexo e por captação (aplicativo ou aparelho GPS) e maior grupo.
De acordo com Rafael Peixoto, presidente do Elo das Montanhas, esse desafio foi um momento de superação, pois a maioria dos 18 participantes do grupo nunca haviam chegado a essa distância. E, ainda segundo ele, valeu muito a pena, ficando o lema do 200tão: “LOUCO HOJE, LENDA AMANHÔ.
Da redação do Portal Espera Feliz.