Na Copa do Mundo, para que todos possam aproveitar e torcer com segurança, a Cemig alerta a população para as seguintes dicas de segurança:
Bola na rede
Não jogue futebol, ou qualquer outra modalidade esportiva, próximo às subestações, torres e redes elétricas. A bola em contato com equipamentos energizados pode causar curto-circuito, choque e outros acidentes graves, além de deixar bairros e até cidades inteiras sem luz.
Fogos de artifício
Devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio. Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar um curto-circuito.
Bandeiras
Não levante ou agite bandeiras sob ou próximos a redes energizadas. Ao fixá-las em lajes, telhados, coberturas ou sacadas de prédios, certifique-se que elas não irão tocar nos cabos. Caso se enrosque na fiação, não tente tirá-la. Chame imediatamente a Cemig pelo telefone 116.
Antenas e hastes
Instale as antenas sempre na parte da casa mais distante da rede elétrica. Deve-se ter cuidado na utilização hastes metálicas e bambus como suporte de antenas. Certifique-se que em caso de queda do suporte eles não atingirão a rede elétrica.
Enfeites em ruas e praças
As típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos à rede elétrica.
Serpentinas metálicas
A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica.
Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita. No caso de vítimas, acione também o Corpo de Bombeiros – 193.