Casas populares de Espera Feliz aguardam COPASA para serem entregues

Obras estão aguardando a rede hidráulica para serem concluídas.

Publicado em 02/03/2015 - 14:10    |    Última atualização: 02/03/2015 - 14:11
 

DSCF1334

Foto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

Um convênio assinado pela Prefeitura de Espera Feliz com a COHAB Minas viabilizou a construção de 50 casas populares no município. Os recursos foram custeados pelo Governo de Minas Gerais e pelo Ministério das Cidades.

A previsão de entrega do Conjunto Habitacional Santa Inês, localizado próximo ao trevo de saída para Carangola, era para o dia 20 de dezembro de 2014, contudo as construções ainda encontram-se parcialmente inacabadas.

Apesar de já possuírem iluminação residencial e pública, as casas ainda não têm rede de água. A COPASA, responsável pela rede hidráulica, havia sido solicitada pelo prefeito municipal para viabilizar o atendimento no conjunto habitacional desde o dia 03 de outubro de 2013. Para tanto, a empresa tinha como prazo de conclusão até o mês de dezembro de 2014, mas, até o momento, a obra não foi concluída.

Conjunto Habitacional Santa Inês aguarda a COPASA implantar rede de água.Foto: Sérgio Luís dos Santos

Conjunto Habitacional Santa Inês aguarda a COPASA implantar rede de água.
Foto: Sérgio Luís dos Santos

Segundo o Diretor de Habitação do Município, Sérgio Luís dos Santos, a rede de esgoto e o meio-fio serão feitos pela própria prefeitura, logo após a instalação da rede de água. Segundo o Diretor, a pavimentação das ruas do conjunto habitacional será uma meta da atual a administração, devendo ser concluída até o fim do mandato.

Continua após a publicidade...

A reportagem do Portal Espera Feliz tentou contato com a assessoria de imprensa da COPASA, para que pudesse se manifestar sobre o atraso na conclusão da rede de água do local, mas não obtivemos nenhum retorno.

Vista de uma das casas concluídas, aguardando apenas a rede hidráulicaFoto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

Uma das casas concluídas, aguardando a rede hidráulica.
Foto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

De acordo com Sérgio Luís, todas as 50 casas já possuem beneficiários contemplados. Os interessados se inscreveram no projeto no ano de 2010 e essa inscrição e o processo é acompanhada pelo Ministério das Cidades. O beneficiário deve se enquadrar num perfil exigido para participar do programa e precisa, necessariamente, morar na casa. O imóvel não pode ser vendido e nem alugado.

Além das casas, o governo municipal conseguiu aprovação para a construção de uma creche na entrada do loteamento Novo Horizonte, bem próximo ao Conjunto Habitacional. Tal obra poderá atender as necessidades dos moradores da região. A creche é um projeto do Governo Federal, o Proinfância, que visa garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

COHAB Minas

O Governo de Minas Gerais criou a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab Minas, em 18 de agosto de 1965, como sociedade de economia mista e com base na Lei 3.403, de 02 de julho daquele mesmo ano.

Ela foi fundada com a finalidade de combater o déficit habitacional e urbanizar vilas e favelas no Estado. A iniciativa visou responder ao desafio do êxodo rural e da migração populacional para os grandes centros urbanos.

Continua após a publicidade...

Os recursos para atendimento das demandas do programa habitacional estão sendo viabilizados pelo Governo de Minas Gerais através da Cohab Minas, em parcerias com os municípios e com os programas do governo federal para a habitação de interesse social (FINHIS e PSH) e mais recentemente com o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV.

Desde 2005 até final de 2012, foram investidos em habitação mais de R$ 800 milhões, sendo que deste total cerca de R$ 560 milhões foram repassados pelo Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Habitação (FEH), o que representa 70% do investimento total despendido no período.

Por Sarha Dias Hottes.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais