Casas populares de Espera Feliz aguardam COPASA para serem entregues

Obras estão aguardando a rede hidráulica para serem concluídas.

Publicado em 02/03/2015 - 14:10    |    Última atualização: 02/03/2015 - 14:11
 
DSCF1334

Foto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

Um convênio assinado pela Prefeitura de Espera Feliz com a COHAB Minas viabilizou a construção de 50 casas populares no município. Os recursos foram custeados pelo Governo de Minas Gerais e pelo Ministério das Cidades.

A previsão de entrega do Conjunto Habitacional Santa Inês, localizado próximo ao trevo de saída para Carangola, era para o dia 20 de dezembro de 2014, contudo as construções ainda encontram-se parcialmente inacabadas.

Apesar de já possuírem iluminação residencial e pública, as casas ainda não têm rede de água. A COPASA, responsável pela rede hidráulica, havia sido solicitada pelo prefeito municipal para viabilizar o atendimento no conjunto habitacional desde o dia 03 de outubro de 2013. Para tanto, a empresa tinha como prazo de conclusão até o mês de dezembro de 2014, mas, até o momento, a obra não foi concluída.

Conjunto Habitacional Santa Inês aguarda a COPASA implantar rede de água.Foto: Sérgio Luís dos Santos

Conjunto Habitacional Santa Inês aguarda a COPASA implantar rede de água.
Foto: Sérgio Luís dos Santos

Segundo o Diretor de Habitação do Município, Sérgio Luís dos Santos, a rede de esgoto e o meio-fio serão feitos pela própria prefeitura, logo após a instalação da rede de água. Segundo o Diretor, a pavimentação das ruas do conjunto habitacional será uma meta da atual a administração, devendo ser concluída até o fim do mandato.

A reportagem do Portal Espera Feliz tentou contato com a assessoria de imprensa da COPASA, para que pudesse se manifestar sobre o atraso na conclusão da rede de água do local, mas não obtivemos nenhum retorno.

Vista de uma das casas concluídas, aguardando apenas a rede hidráulicaFoto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

Uma das casas concluídas, aguardando a rede hidráulica.
Foto: Sarha Hottes / Portal Espera Feliz

De acordo com Sérgio Luís, todas as 50 casas já possuem beneficiários contemplados. Os interessados se inscreveram no projeto no ano de 2010 e essa inscrição e o processo é acompanhada pelo Ministério das Cidades. O beneficiário deve se enquadrar num perfil exigido para participar do programa e precisa, necessariamente, morar na casa. O imóvel não pode ser vendido e nem alugado.

Além das casas, o governo municipal conseguiu aprovação para a construção de uma creche na entrada do loteamento Novo Horizonte, bem próximo ao Conjunto Habitacional. Tal obra poderá atender as necessidades dos moradores da região. A creche é um projeto do Governo Federal, o Proinfância, que visa garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

COHAB Minas

O Governo de Minas Gerais criou a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab Minas, em 18 de agosto de 1965, como sociedade de economia mista e com base na Lei 3.403, de 02 de julho daquele mesmo ano.

Ela foi fundada com a finalidade de combater o déficit habitacional e urbanizar vilas e favelas no Estado. A iniciativa visou responder ao desafio do êxodo rural e da migração populacional para os grandes centros urbanos.

Os recursos para atendimento das demandas do programa habitacional estão sendo viabilizados pelo Governo de Minas Gerais através da Cohab Minas, em parcerias com os municípios e com os programas do governo federal para a habitação de interesse social (FINHIS e PSH) e mais recentemente com o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV.

Desde 2005 até final de 2012, foram investidos em habitação mais de R$ 800 milhões, sendo que deste total cerca de R$ 560 milhões foram repassados pelo Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Habitação (FEH), o que representa 70% do investimento total despendido no período.

Por Sarha Dias Hottes.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais