CARANGOLA (MG) – Carangola sofreu a pior enchente de sua história neste fim de semana. O Rio Carangola começou a transbordar na manhã de sexta-feira (19) e chegou a um nível nunca antes registrado.
Ao G1, o coordenador da Defesa Civil de Carangola, Alessandro Tolentino, afirmou que esta é a pior enchente registrada na cidade. Neste sábado (20), foram pelo menos cinco famílias desabrigadas e 26 desalojadas, que estão abrigados em escolas e paróquias. A Prefeitura decretou situação de emergência.
Na sexta-feira, o Rio Carangola atingiu seis metros de altura e transbordou. Já na manhã de sábado, o nível da água começou a baixar, mas inúmeros pontos da cidade seguiram completamente alagados e o acesso por carro não era possível em partes do Centro.
O acesso entre Carangola e Espera Feliz, através da BR-482, ficou interditado durante a madrugada porque a água passou por cima da estrada. Pela manhã, o nível começou a baixar e veículos já conseguiram atravessar a rodovia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os bairros mais atingidos foram o Centro, Varginha de Baixo, Lacerdina, Triângulo e Santo Onofre. Militares de Ubá, Juiz de Fora e Muriaé também atuam na cidade.
Em Lacerdina, uma casa desabou e uma família ficou presa nos fundos do imóvel, que não foi afetado. O barco para resgatar os moradores não suportou a correnteza e um helicóptero de Belo Horizonte ajudou os bombeiros a realizar o regaste desta família e de outras pessoas que ficaram ilhadas em Carangola.
Além deste atendimento, o Corpo de Bombeiros divulgou que foram realizados, até o momento, 42 salvamentos de pessoas que estavam ilhadas em risco e duas pessoas que se afogaram. De acordo com a corporação, foi considerado “afogamento grau 1”, quando a vítima apresenta tosse por ter ingerido grande quantidade de água.
A cidade sofre com desabastecimento de água e a previsão é de que deve demorar cerca de 20 dias até que a situação se regularize.
Informações do G1.
Fotos retiradas de redes sociais.