Candidato único: Daniel Sathler comenta a campanha em Alto Jequitibá

Alto Jequitibá vivencia hoje uma situação de destaque em toda a região. É um dos 21 municípios mineiros em que apenas um candidato disputa a vaga de prefeito municipal. Nesse caso, à reeleição. O Portal Caparaó entrevistou o prefeito Daniel Guimarães Sathler, que mesmo precisando apenas de seu voto, quer contar com uma boa votação […]

Publicado em 06/10/2012 - 19:57    |    Última atualização: 06/10/2012 - 19:57
 

Alto Jequitibá vivencia hoje uma situação de destaque em toda a região. É um dos 21 municípios mineiros em que apenas um candidato disputa a vaga de prefeito municipal. Nesse caso, à reeleição. O Portal Caparaó entrevistou o prefeito Daniel Guimarães Sathler, que mesmo precisando apenas de seu voto, quer contar com uma boa votação neste domingo. Ao lado de Carlinhos Celestino, o mesmo vice da campanha anterior, ele integra a chapa única da Coligação Continuar é Preciso, formada pelo PMDB, PTB, PP, PT, DEM, PSD, PSDB, PDT e PPS.

Enquanto a maioria das cidades comemora o fim da campanha eleitoral, coleciona dezenas de ocorrências, provocações, embates e conflitos, Alto Jequitibá chega a este domingo de eleição com histórico de paz e calma. “Tivemos o privilégio de ter uma campanha tranquila para prefeito, bem como para vereadores, apesar da disputa para as vagas da Câmara Municipal. São 48 candidatos para as 9 vagas. Mesmo assim, com muito respeito a campanha deles”, afirma o prefeito.

Daniel Sathler diz que a maior diferença é que não deixou de administrar o município ao longo desses três meses. “Eu priorizei a administração, a solução de problemas e a busca de conquistas, afinal eu fui eleito para 4 anos de mandato. Continuei trabalhando e dediquei os momentos que tive de tempo para pedir o voto. Não deixei de pedir o voto, contudo não tive como visitar todas as casas como fiz na primeira campanha”.

O prefeito e candidato explica, no entanto, que a votação deste domingo vai ser um termômetro de sua gestão. “Eu entendo que a eleição, sendo candidato único para o segundo mandato, é uma avaliação do meu governo. As pessoas têm que avaliar os três anos e meio da minha gestão e decidir se merecemos continuar a administração. Eu busco resultados hoje com um bom número de votos. Não estou preocupado com a quantidade por mim, mas sim pelo peso que a cidade pode conseguir junto às esferas estadual e federal. No mundo da política, um político tem seu peso e seu valor proporcional ao número de votos. Essa é a minha preocupação: ter uma boa votação para que Alto Jequitibá tenha reconhecimento e peso na hora de buscar recursos”.

Continua após a publicidade...

Durante a reportagem, foi possível ver a diferença nas ruas de Alto Jequitibá. A cidade praticamente não tem faixas ou outros materiais de propaganda. O que não deixa a disputa menos acirrada. Candidatos a vereador apareceram nesse intervalo e demonstraram que estão se dedicando a pedir o voto pessoalmente, na conversa com os eleitores. Lógico, entregando santinho e a famosa colinha para a hora da votação.

Daniel Sathler conta que chegaram a promover um grande comício na semana passada e apresentou seus adesivos e santinhos. A despesa de campanha é bem menor, mas não deixou de ser feita. A diferença é que a cidade está limpa.

“Tivemos uma eleição bem diferenciada e que foi bem aceita. Todos continuaram trabalhando e não houve animosidades e divergências que são comuns numa campanha acirrada. A cidade não foi alvo de poluição de propaganda eleitoral. Os candidatos a vereador, que vivenciam uma disputa, se dedicaram a encontrar os eleitores e pedir o voto com visitas pacíficas e tranquilas. Isso permitiu um cenário muito calmo em Alto Jequitibá”, completa Daniel Sathler.

OPOSIÇÃO

Engana-se quem acredita que o prefeito não tem oposição. Daniel argumenta que, apesar de ser candidato único, tem adversários políticos e que estão no direito deles de escolher com quem apoiar. “Temos todos os partidos coligados, mas existem pessoas que integram partidos e fazem oposição. Eu considero louvável a atitude de alguns setores, que seria melhor não lançar para essa eleição um candidato de oposição. Com toda modéstia e respeito que me cabe, prefiro pensar assim. Acredito que é um reconhecimento de que o município está bem administrado”.

21 MUNICÍPIOS MINEIROS

Continua após a publicidade...

Além de Alto Jequitibá, na região a cidade de Sericita tem apenas uma candidata. Apenas uma chapa foi inscrita na coligação formada pelos partidos: DEM, PPS, PSL, PSDB, PR, PT, PV e PSC. Marilda Eni Coelho Reis e o candidato a vice-prefeito Resomar dos Reis.

Os outros 19 municípios mineiros com candidatura única são: Carmésia, Comercinho, Gameleiras, Grupiara, Igaratinga, Jaguaraçu, Jenipapo de Minas, Jesuânia, Perdizes, Quartel Geral, Rio Vermelho, Rodeiro, São Gonçalo do Sapucaí, São José da Safira, Serra da Saudade, União de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Virgínia e Virgolândia.

Nesses casos, além do nome de um candidato, restará ao eleitor apenas a opção de votar em branco ou anular o voto. Segundo a legislação eleitoral, vence quem obtiver a maioria simples dos votos válidos. Nulos e brancos não são válidos. Assim, na prática, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele mesmo.

Carlos Henrique Cruz – portalcaparao@gmail.com


  • LUIZ HELENO DE OLIVEIRA

    ✰12/10/1957     ✞04/12/2021

    O corpo está sendo velado no(a) CAPELA MORTUÁRIA DE PEDRA DOURADA e será sepultado às 15:00 horas do dia 05/12/2021 no cemitério MUNICIPAL, em PEDRA DOURADA

  • JOSE OLINDIO CHEROBIM AMARAL

    ✰08/02/1951     ✞04/12/2021

    O corpo está sendo velado no(a) CAPELA MORTUÁRIA SÃO JOSE DA PEDRA MENINA e será sepultado às 11:00 horas do dia 05/12/2021 no cemitério SÃO JOSE DA PEDRA MENINA, em ESPERA FELIZ

  • PAULO JOSE LOPES ZANETTI
    conhecido como PAULO DO BANCO DO BRASIL

    ✰06/07/1977     ✞04/12/2021

    O corpo está sendo velado no(a) CAPELA VELÓRIO VIDA DE ESPERA FELIZ e será sepultado às 13:00 horas do dia 05/12/2021 no cemitério MUNICIPAL, em MANHUMIRM

  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais