Câmara de Espera Feliz realiza homenagens de Esperafelicense Ausente 2015

Títulos foram entregues a Esperafelicenses ilustres que não moram mais na cidade.

Publicado em 04/08/2015 - 16:37    |    Última atualização: 04/08/2015 - 17:08
 

DSCF1491

Da esquerda para direita: Ana Pereira, Loanda Valente, Robson Lacerda, João Carlos Cabral, Paulo Roberto e Abel Pires Filho.

No dia 17 de julho a Câmara Municipal de Espera Feliz realizou, em sua sede, uma cerimônia para outorga dos títulos de Cidadão Esperafelicense Ausente. Nesta edição de 2015, três pessoas ilustres na história do município foram homenageadas.

A mesa principal da solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz, vereador Robson de Souza Lacerda, do prefeito municipal João Carlos Cabral de Almeida, do jornalista Paulo Roberto de Souza, diretor do jornal Esperafelicense e idealizador da homenagem de Cidadão Esperafelicense Ausente, e também dos três homenageados da noite: Abel Pires Filho, Ana Pereira e Loanda Fernandes Valente.

Demais vereadores e presidentes de clubes sociais do município compuseram uma extensão da mesa principal, à frente do salão.

Paulo Roberto de Souza, diretor do jornal O Esperafelicense.

Paulo Roberto de Souza, diretor do jornal O Esperafelicense.

O TÍTULO DE CIDADÃO ESPERAFELICENSE AUSENTE

Continua após a publicidade...

Em 1979, o jornalista Paulo Roberto de Souza fundou o jornal “O Esperafelicense”. Desde então, este veículo tem fundamental importância para o registro da história de Espera Feliz e sua gente.

Há 24 anos, Paulo instituiu o título de Cidadão Esperafelicense Ausente em seu jornal. A escolha dos homenageados, muito criteriosa, sempre condecorou inúmeros conterrâneos que já não viviam mais na cidade. As homenagens aconteciam de forma simples, em clubes de serviços, restaurantes ou no palco do parque de exposições.

A partir de 2009, a Câmara Municipal de Espera Feliz, reconhecendo a grandiosidade da homenagem, firmou parceria com o jornal e, através de lei, oficializou o título de Cidadão Esperafelicense ausente. Os agraciados passaram a ser indicados e votados pelos vereadores.

ESPERAFELICENSES AUSENTES 2015

Conheça um pouco dos homenageados com o título de Esperafelicense Ausente 2015.

Abel Pires Filho, em discurso de agradecimento pela homenagem.

Abel Pires Filho, em discurso de agradecimento pela homenagem.

Abel Pires Filho

Continua após a publicidade...

Nasceu em Espera Feliz, na zona rural, filho de Abel Pires e Idalina Gripp – conhecida como Dona Tita – duas famílias grandes e tradicionais na cidade e região. Ainda garoto já ajudava os pais na fazenda onde nasceu. Se formou no Ginásio Esperafelicense em 1964 e seguiu, no ano seguinte, para fazer curso técnico em Carangola. Em 1966 mudou-se para a cidade de Resende – RJ, onde se formou em Economia. Durante 5 anos jogou futebol no Resende Futebol Clube. Abel casou-se em 1973 com a professora Júlia, com quem teve três filhos e um casal de netos.

Apesar de estar aposentado desde 2001, Abel Pires Filho é servidor da prefeitura municipal de Itatiaia – RJ desde 2009, que fica a 12KM de distância da cidade de Resende-RJ, onde reside atualmente.

Loanda Fernandes Valente.

Loanda Fernandes Valente.

Loanda Fernandes Valente

Loanda nasceu em maio de 1941, na rua Major Pereira, e passou a infância em Espera Feliz. É filha de Maria Fernandes Valente e Reynaldo Valente. Seu pai veio de Carangola para Espera Feliz cerca de dois anos antes de seu nascimento, a convite do Dr. José Agusto Ferreira, com o objetivo de ajudar na organização da prefeitura que seria criada na cidade. Aos 3 anos de idade, Loanda morava numa chácara do Sr. Tatão Nazário, que ficava situada justamente no local onde hoje é a prefeitura municipal de Espera Feliz.

Quando se formou, Loanda veio lecionar na escola Interventor Júlio de Carvalho, onde ficou durante 5 anos. Hoje aposentada, Loanda é mãe de 3 filhos e é casada com um, também, professor aposentado, com quem se dedica a trabalhos voluntários e a viagens pelo mundo.

Ana Maria Pereira

Ana Pereira de Aguiar

TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO

Continua após a publicidade...

Além dos títulos de Esperafelicense Ausente, a Câmara outorgou título de Honra ao Mérito à Sra. Ana Pereira de Aguiar, filha do Major Francisco Pereira, vindo de Portugal para o Brasil aos 17 anos de idade.

Major Pereira, pai da Sra. Ana Pereira, foi um dos fundadores da cidade de Espera Feliz. Ele, juntamente com Francisco Pereira e João Carlos de Souza conseguiram comprar uma sesmaria que ia do lado direito de quem, hoje, vai para Caiana até o povoado de São Sebastião da Barra, ato este que foi o responsável pela fundação do município.

DSCF1584DOAÇÃO DE UM QUADRO

O homenageado Abel Pires Filho aproveitou a ocasião para doar, em nome de toda sua família, um quadro com uma foto histórica para o município de Espera Feliz.

Na imagem, políticos importantes no ano de 1997, em Belo Horizonte, numa comitiva que foi buscar a transformação de Espera Feliz em comarca.

O quadro foi recebido pelo prefeito João Carlos Cabral, que logo informou que o penduraria no saguão da prefeitura municipal.

Da redação do Portal Espera Feliz / Fotos: Gustavo Almeida.


  • Plano Assistencial Familiar Vida

    Rua João Alves de Barros, 277
    Centro - Espera Feliz - MG

    (32)3746-1431

    Plantões
    (32) 98414-4438 / (32) 98414-4440

Clique aqui e veja mais