ESPERA FELIZ (MG) – Pelo segundo ano consecutivo, Espera Feliz sofreu com uma grande enchente. Embora tenha sido menor do que a do ano passado, as águas novamente causaram estragos e prejuízos.
Os rios começaram a transbordar na manhã de sexta-feira (19) e continuaram a subir até por volta das 21h00. Na madrugada de sábado as águas já tinham retrocedido e um rastro de destruição já era visto pela ruas.
Os bairros João Clara, Patronato e Santa Cecília foram os mais afetados. Casas ficaram quase totalmente cobertas nas áreas mais baixas da cidade e muitas famílias não conseguiram salvar seus pertences.
No centro as águas invadiram vários comércios. Os prejuízos foram menores do que os sofridos em 2020, já que muitos comerciantes esvaziaram seus estabelecimentos antes de serem alagados.
Muitos residentes das áreas de maior risco conseguiram desocupar as casas a tempo. Entretanto, muita gente não conseguiu salvar seus pertences e em alguns locais o cenário foi de destruição e grandes perdas. Algumas casas às margens do Rio São João ficaram destruídas.
Cerca de 30 famílias tiveram que deixar suas casas e foram abrigadas no Seminário. A prefeitura municipal tem providenciado alimentação, água e demais assistências às famílias atingidas.
Além de casas, pontes também ficaram comprometidas na cidade. O acesso em várias pontes ficou interditado e algumas ainda deve levar um tempo até que sejam restauradas.
A obra de contenção feita no pontilhão, ainda por conta da enchente do ano passado, também foi danificada.
O muro de pedra se rompeu e abriu um buraco que tomou parte da pista.
Após as águas baixarem, o abastecimento de água potável passou a ser um problema na cidade. Com a enchente o fornecimento da COPASA ficou comprometido e quando o problema foi resolvido, a grande demanda fez com que a água não fosse suficiente.
Ainda hoje vários pontos da cidade, sobretudo os bairros mais altos, têm sofrido com a falta de água. A situação deve se normalizar em breve, na medida em que o consumo for voltando ao normal.
Da redação do Portal Espera Feliz.