O advogado Alex Barbosa de Matos foi eleito neste sábado, 24, o novo presidente da 54ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Manhuaçu. A chapa OAB Forte e Respeitada conquistou 128 votos, enquanto o candidato à reeleição José Paulo Hott teve 97 e o candidato Pedro Paulo de Souza recebeu 58 votos.
Foi a eleição mais acirrada nos últimos anos na OAB de Manhuaçu. As três chapas intensificaram, nos últimos dias, na internet e em visitas aos advogados, a campanha pelos votos. Houve muitas provocações e até divulgação de mensagens e e-mails atacando candidatos. No final, o processo de votação foi dos mais tranquilos.
Durante todo o dia, as três chapas se concentraram em tendas em frente ao Fórum Desembargador Alonso Starling. Os candidatos e apoiadores acompanharam toda a votação em Manhuaçu, que envolve o maior número de advogados.
No final da tarde, a apuração somou os votos das urnas de Manhuaçu, Manhumirim, Mutum e Lajinha.
RESULTADOS DA REGIÃO
Em Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos conquistou 109 votos, José Paulo Hott teve 71 e Pedro Paulo de Souza, 30.
Na comarca de Lajinha, Pedro Paulo teve 8 votos e os outros dois receberam seis votos cada. Já em Mutum, foram nove votos para Pedro Paulo, dois para Alex Barbosa e sete para José Paulo Hott.
A última urna, de Manhumirim, mostrou um resultado quase empatado entre os três: José Paulo teve 13, enquanto Alex Barbosa e Pedro Paulo receberam 11 votos cada.
“Advogado Valorizado”. Este é o nome da chapa vencedora das eleições na OAB de Minas Gerais. O triênio 2013/2015 terá como presidente o advogado Luís Cláudio da Silva Chaves, que foi reeleito pelos advogados mineiros. Foi de 57,22 % o percentual de votação obtido pela chapa ganhadora, totalizando 23.130 votos. Os pleitos aconteceram em todas as 200 Subseções espalhadas pelo interior do Estado e na capital aconteceram em seis locais de votação.
Na subseção de Manhuaçu, o resultado foi um empate. Luís Cláudio da Silva Chaves, que foi reeleito, e o concorrente Luiz Fernando Valladão receberam 141 votos cada.
Na chapa vencedora, o advogado Altair da Costa Campos foi eleito conselheiro, enquanto o advogado Fauze Gazel Júnior é conselheiro seccional suplente.
CHAPA VITORIOSA EM MANHUAÇU
Nascido em Belo Horizonte, Alex Barbosa de Matos tem 34 anos e graduou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE), em 2002. Casado com Joyce e pai de um garoto Arthur.
Em sua campanha, a chapa trabalhou com uma plataforma de vários compromissos, entre eles, a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados; campanhas de valorização da classe; implantação do fórum permanente de temas da advocacia; criação do programa primeira oportunidade para apoio aos novos advogados; reestruturação das salas da OAB nas comarcas da região; promover cursos, palestras e seminários; lutar por melhorias nas estruturas do Judiciário da região e por benefícios para os advogados através de convênios, plano de saúde, previdência privada e uma sede campestre.
Além do presidente, a chapa vitoriosa OAB Forte e Respeitada é composta pelos advogados: Fernando Cezar Miranda (Vice-Presidente); Yuri Daibert Salomao de Campos (Secretário-Geral); Regiane Rezende Lima (Secretária-Geral Adjunta); Antônio de Carvalho da Silva (Tesoureiro) e os conselheiros Célio Moreira Bastos Júnior; José de Oliveira Gomes; Diogo Cláudio da Silva; Paulo de Almeida Amaral e Leandro Costa de Faria.
Carlos Henrique Cruz – portalcaparao@gmail.com