A Secretaria de Educação de Minas Gerais divulgou, nesta quinta-feira, que mais de 90% das escolas estaduais vão iniciar ano letivo no dia 6 de fevereiro. A notícia é um alívio para os estudantes, mas o transtorno coma resposição das aulas em Minas ainda continua. Segundo balanço apresentado no final da manhã de hoje pela secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, foram abertos 31 processos administrativos contra servidores de escolas estaduais em decorrência de 70 denúncias sobre problemas com a reposição de aulas no estado.
De acordo com o relatório, de todas as reclamações levantadas, o estado considerou que 59 tinham fundamento, pois estavam relacionadas ao não cumprimento do calendário letivo. Entre as denúncias haviam queixas da ausência de professores por motivo de viagem, doença ou simplesmente por recusa de comparecimento à sala de aula.
Das 490 escolas não conseguiram concluir ano letivo em 2011, 88 terminaram a reposição nas primeiras semanas de 2012 e 131 finalizam até o fim de janeiro. Outras 246 escolas concluem as aulas em fevereiro e 25 encerram o ano letivo de 2011 em março. “Não estamos medindo esforços para assegurar o direito dos alunos de terem uma reposição de aulas com o máximo de qualidade possível”, afirmou a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Para garantir a regularidade das aulas, a Secretaria de Educação mobilizou os inspetores escolares das Superintendências Regionais de Ensino do Estado (SREs), que visitam todas as escolas em reposição para observar se os professores estão frequentes, se a carga horária está sendo cumprida, se os alunos estão presentes, entre outros pontos. Além dos inspetores, a equipe do órgão central da Secretaria e os diretores das SREs conferem a situação da reposição in loco.
(Com informações da Secretaria Estadual de Educação)
Fonte: Estado de Minas